domingo, 22 de novembro de 2015

ENQUANTO HOUVER ESPERANÇA

Google Images


A terceira lei de Newton afirma que ‘toda ação provoca uma reação de igual ou maior intensidade, mesma direção e em sentido contrário’. 

Contextualizando esta lei da física e deixando de lado a ‘ingenuidade’, percebemos que tanto a tragédia causada pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, no estado de Minas Gerais, quanto os ataques terroristas a Paris são respostas a ações desenvolvidas por determinadas pessoas.

Todos nós sabemos que, ao subestimarmos ou ignorarmos as forças da natureza, estamos correndo riscos extras. Também é lógico que ao entrarmos numa guerra, seja por razões ‘justas’ ou ‘injustas’, não podemos esperar receber flores.

Toda vez que praticamos a intolerância, o desrespeito, dando lugar à ganância, à arrogância, à insensibilidade, ao egoísmo, que são potencializados pelo sentimento de poder, recebemos em troca manifestações dos mais variados tipos de violência.

Lamentavelmente, essas inescrupulosas ações de alguns geralmente resultam em danos a muitos inocentes, que acabam pagando pelo que não devem.

Neste século XXI, é inegável que está difícil viver e até mesmo sobreviver, mas não devemos sintonizar ou canalizar o mal. Não nos rendamos a ele! A esperança de dias melhores se regenera sempre que agimos pensando no bem comum. Jamais esqueçamos que o bem reside dentro de nós. Deixemos, pois, que ele aflore.

Façamos a nossa parte e, unidos, enquanto houver esperança, continuemos lutando, reagindo positivamente, numa busca incessante por motivos para celebrar e justificar nossa existência nesta esfera tão castigada. 

De minha parte, através dos meus versos, eu lhes adianto alguns:

CELEBRAI!
Celebrai, do raiar do dia até o anoitecer:
O fato de estardes vivos e livres,
O privilégio de poderdes pensar,
Ver, ouvir, falar, andar e governar-vos.

Celebrai! Sois capazes e úteis,
Sentis os aromas ao vosso redor,
Podeis saborear o prato preferido,
Tendes onde ficar e para onde ir.

Celebrai família, trabalho, amor, amigos e saúde.
Há milhões que não possuem tanto quanto vós.
Ainda assim, celebram e dão lições
De otimismo, persistência e superação.

Celebrai! Lembrai que sois ímpares
E podeis fazer a diferença no mundo.
Afinal, a vossa própria existência
É, por si só, motivo para celebração.

Nenhum comentário: