domingo, 7 de setembro de 2014

MAIS UM SETE DE SETEMBRO

Nesta data, em que comemoramos os 192 anos da Independência do Brasil, vem à tona com mais fervor o meu sentimento nacionalista. Jamais deixei de ser patriota, nem mesmo nos momentos mais difíceis enfrentados pelo povo brasileiro, tanto no passado quanto no presente. Infelizmente, não o reconheço em muitas pessoas, pois estão decepcionadas com o que há de negativo em nosso país. Não lhes tiro a razão, todavia, ser nacionalista (sem exageros e sem alienação) é algo positivo e não deve estar diretamente condicionado a existência ou não de problemas e desmandos em um país – afinal, eles não acontecem apenas em nossa nação. Primeiramente precisamos valorizar, respeitar e amar a terra em que nascemos (isto também se aplica aos símbolos nacionais) para que possamos exigir, mobilizar e ou promover as mudanças urgentes e necessárias. Pense bem: se não amamos a nossa pátria, com suas qualidades e defeitos, quem irá amá-la por nós?


Este registro foi feito em 07/09/1980 – dia do meu último desfile cívico pela E. E. Jerônimo Rosado. Eu e minhas irmãs (Mágda e Maíla) aguardávamos o início do evento no espaço reservado para a concentração das escolas participantes do desfile – exatamente onde atualmente está localizada a Praça da Convivência no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso, Josselene. Lutar por seu país independe dos desmandos de seus governantes. O pior erro é achar que se omitindo estará fazendo a coisa certa. Não está. Se estamos passando por um período de instabilidade em quase todos os setores da nossa nação, auxiliá-la com o que temos de melhor já é o caminho para darmos um fim a isso tudo.

Abraço,s
Raí Lopes