sábado, 13 de julho de 2013

Edy Lemos: nosso grande cantor

Edy lemos em seu show no Teatro Dix-huit Rosado.

Mossoroenses que foram ao prestigiar o seu conterrâneo Edy Lemos.

Como tenho o hábito de consultar a folhinha todas as manhãs, nesta data, descobri que, entre outras coisas, comemora-se o Dia do Cantor. Na verdade, como ainda não foi determinado legalmente, além deste dia, há outro dedicado aos profissionais do canto: 27 de setembro. Não desmerecendo as demais profissões, digamos que é um privilégio merecido.
Quem ama música – como eu – naturalmente também valoriza o profissional que a traz para si de uma forma tão especial e singular.
Particularmente, admiro muitos cantores tanto nacionais quanto internacionais, inclusive alguns que já faziam sucesso antes mesmo de eu nascer, como é o caso de Frank Sinatra, que, com sua excelente dicção, ajudou-me a aperfeiçoar o meu inglês.
Todavia, hoje, a primeira pessoa de quem eu me lembrei para citar como exemplo foi o mossoroense Edy Lemos.
Há cerca de dois meses, eu e alguns familiares, tivemos o privilégio de assistir a um de seus shows, no Teatro Dix-huit Rosado.

Uma pose ao lado deste digno representante do potencial artístico e cultural
de Mossoró-RN-Brasil.
 
Dona Conceição (mãe do artista), eu e ele.

De fato, é um cantor de voz e com presença de palco admiráveis. Confesso que seria capaz de escutá-lo cantar por horas seguidas com imenso prazer.
Na ocasião, a sua linda e potente voz deu vida a um repertório diversificado de sucessos para todos os gostos e idades. Mesmo com os olhos vidrados no palco, cuidei de registrar todos! Duvida? Pois aqui estão eles: “Sufoco”, “Casinha Branca”, “Solidão de Amigos”, Nêga Tony”, “Amigos para sempre”, “Agonia”, “Feitiço de amor cigano”, “Foi Deus”, “Os amantes”, “Hino à Santa Luzia”, “Laurindinha” (e outras canções populares de Portugal), Porto Solidão”, “Sonhos de um palhaço”, “Que será?”, “Retalhos de cetim”, a famosa “Conceição nome de santa”, “Ave Maria brasileira”, “Tango pra Teresa”, fado de Amália Rodrigues, “Só nós dois”, Ai Mouraria, o fado de Lisboa “Cantor Latino”, encerrando com “Não deixe o samba morrer”.
Edy Lemos reúne todos os requisitos que um artista de gabarito precisa possuir. Não foi à toa que sua fama se espalhou pelos cinco continentes. Além de seu indiscutível talento, de sua força de vontade e persistência, mais de duas décadas na Europa contribuíram decisivamente para suas conquistas.
Não resta dúvida de que seus conterrâneos reconhecem seu valor, mas, a meu ver, ele merece mais – muito mais! Ele é grande e deve ser tratado como tal.
De minha parte, aproveitei esta data comemorativa para lhe prestar esta merecida e prometida homenagem. Escrever estas linhas é o mínimo que posso fazer em retribuição pelo bem que me fez relembrar e reviver alguns momentos de minha vida, permitindo-me viajar, tendo como transporte a melodiosa voz deste cantor que tão bem representa o potencial artístico e cultural mossoroense.
Caríssimo Edy Lemos, que Deus te abençoe! Parabéns pelo cantor excepcional que tu és!
 
©Josselene Marques
 

3 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Parabéns pelo blog.

blogdomendesemendes.blogspot.com.br
jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com.br
mendespereira.blogspot.com

Josselene Marques disse...

Obrigada, José Mendes Pereira. Agora mesmo, irei retribuir a sua visita.

Anônimo disse...

Realmente, Josselene, o Edy lemos é uma voz que soa aveludada em nossos ouvidos. Tive a oportunidade de assistir uma apresentação do cantor e fiquei admirado com a sua voz. ele, de fato, canta. Diferentemente de alguns pseudos cantores do momento, principalmente esses do sertanejo universitário.
Abraço,
Raí