terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Feliz Natal!


Árvore natalina na Praça de São Pedro em Roma



Neste dia de Natal, compartilho esta foto original da árvore que foi "plantada" na Praça de São Pedro, em Roma, especialmente para compor o cenário das celebrações do Natal 2012. O registro foi feito pelo meu sobrinho Joilson Filho.

Como sabemos, uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida. Na Europa, a primeira árvore foi montada, por volta do ano de 1530, por Martinho Lutero. Numa determinada noite, num passeio pela floresta, ele ficou impressionado com belíssimos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero, posteriormente, reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além de estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta.

A propósito, esta tradição chegou ao continente americano, através dos imigrantes alemães, no período colonial. No Brasil, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares. Além de decorarem, elas simbolizam paz, alegria, esperança e vida.

Meus amigos, que neste Natal vocês estejam em paz, felizes e gratos (as) por tudo quanto já conquistaram em todos os sentidos. Só o fato de estarmos vivos já é motivo para agradecimento. Se além de estarmos vivos, somos autônomos, temos mais uma razão para comemoração. Se nós temos uma família e podemos contar com ela, então, somos pessoas privilegiadas e estamos a um passo de descobrirmos a felicidade dentro de nós mesmos. Basta usarmos os olhos do coração.

Feliz Natal! Um Ano Novo cheio de bênçãos!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Dona Luíza



Dona Luíza Leonês interagindo com crianças da SRM



É com imensa tristeza que escrevo estas linhas para homenagear a minha amiga e colega de trabalho: a bibliotecária Dona Luíza. Ela era o tipo de pessoa de quem gostamos de forma instantânea: alegre, comunicativa, afetuosa, prestativa, extremamente religiosa e, sobretudo, amiga, em quem se podia confiar e seus conselhos tomar.

Nossos laços foram ampliados pelo fato de também haver sido professora de sua filha Ana Luíza. Éramos parceiras na prazerosa tarefa de ensinar a sua princesa.

Nestes últimos meses de 2012, afastada da escola por motivo de saúde, sua ausência se fazia presente todos os dias; pois, desde que nos conhecemos, quando não a encontrava pelos corredores, costumava passar em sua sala para cumprimentá-la. Perdi a conta das vezes em que me auxiliou no atendimento às crianças com necessidades educativas especiais – cuidava delas, por alguns instantes, para que eu pudesse atender às chamadas telefônicas da GEED na sala da direção.

Hoje, na antevéspera do Natal, é lamentável ter a ciência de que uma vela se apagou. Não tenho inteligência suficiente para entender os desígnios de Deus. Portanto, o que me resta é aceitar e pedir que Ele cuide dela e conceda tudo de bom que Dona Luíza sempre fez por merecer, sendo um exemplo de ser humano no período em que esteve entre nós. Descanse em paz, minha amiga querida!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Amor Incondicional

Você sabia que existe o Dia do Amor Virtual? Ele é celebrado em 24 de julho por todos aqueles que conheceram seu amor online. Muitas vezes é um amor além-fronteiras. Foi exatamente inspirada neste tipo de relacionamento que escrevi o meu primeiro poema em espanhol. Que tal? 


domingo, 9 de dezembro de 2012

Nossa música...

Pinceles para adobe photoshop
Dropbox photos folder




Ao som de nossa música, executamos movimentos ritmados...
Deixamo-nos arrebatar por seus acordes...
O contentamento expressamos nesse rodopiar.
Corações acelerados, peitos arfantes e lábios a sorrir,
Nossos olhares sintônicos falam de amor.

Ao som de nossa música, esquecemos do tempo...
Só existimos nós dois neste compasso...
A humanidade, lá fora, segue sem nós.
À revelia do mundo, você e eu,
Fizemos uma descoberta: nós nos bastamos.


 Copyright ©Josselene Marques
Todos os direitos reservados