quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Meio século!

Encanto-Há, Praia Redonda/Ceará/Brasil
Foto: Joilson Filho

Geralmente nós, adultos, e principalmente as mulheres, costumamos esconder ou reduzir a idade. Pudera! Assumidamente vaidosas – e com tantos recursos para rejuvenescimento existentes no mercado e na medicina, torna-se difícil, vez por outra, não cairmos na tentação de empregarmos meios para “controlarmos o nosso tempo”, embora negar a duração ordinária da vida seja estreme ilusão, não é mesmo? 

Quanto a mim, faço questão de revelar a quantidade de anos que o Criador tem me concedido viver – meus alunos e amigos que o digam! Cada ano, acrescido à minha linha do tempo, representa dezenas de oportunidades, que tive, para evoluir, corrigir falhas, adquirir mais conhecimento, experiência e, paulatinamente, ir me preparando para a velhice.

Embora, de certa forma, pareça contradição, apesar de assumir a idade, confesso que costumo editar alguns dos meus registros fotográficos como, por exemplo, as fotos que utilizo no meu perfil, mas sem exageros, acredite! Afinal ninguém é perfeito e quem nunca tiver lançado mão de algum recurso, seja ele qual for, para ficar mais apresentável, que atire a primeira pedra. 

Hoje, em especial, na foto acima, sem qualquer tipo de edição ou retoque (com uns quilinhos extras, é bem verdade, devido a alguns meses de merecida licença especial e uma provisória interrupção da habitual atividade física a qual pretendo retomar brevemente), revelo-me ao natural, em perfeita sintonia com a natureza que tanto admiro e faço minha parte para preservar. Estou satisfeita comigo mesma aos 50 anos. Que maravilha!

Na infância, costumava idealizar como eu seria quando completasse meio século. Imaginava-me com uma aparência bem mais envelhecida. Felizmente, a natureza tem sido generosa comigo. E o melhor: meu espírito é bem mais jovem ainda. Em certos ambientes e determinadas ocasiões, procuro me policiar para não parecer ridícula – alvo certo para preconceituosos... O fato é que a convivência diária com crianças e jovens proporciona o aprendizado de gírias, certas expressões e letras de músicas direcionadas à “galera teen”. No trabalho, não raro, eu surpreendo meus alunos e colegas ao utilizá-las, natural e automaticamente. De uns anos para cá, estou me conscientizando de que terei de recorrer mais vezes ao bom senso e à ajuda do meu fiel espelho para não esquecer que já atravessei todas essas décadas e, então, comportar-me “de acordo com a idade”.

Nesta data especial, celebro a vida e agradeço a Deus por estar bem, ter saúde e disposição para honrar inúmeros compromissos e seguir, sempre em frente, amenizando e solucionando os problemas que surgem nesta trajetória terrestre. A todos os familiares e amigos minha gratidão por me fazerem companhia e contribuírem para que reconheça que sou feliz.

© Josselene Marques

3 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto. Parabéns!
Maíla.

Ciara Gomes disse...

Selene como sempre perfeita nas sua palavras. Agradeço a Deus todos os dias por fazer parte de um pouquinho da sua história. Que Deus te cubra de bençãos e que possamos dividir nuitos e muitos natalícios juntas... PARABÉNS!

Anônimo disse...

Pois é... eu que sou seu amigo, sou, também, o amigo que, todos os anos, se esquece desta data. Bem, tem seu lado positivo (para a maioria das mulheres, sim), mas revela uma total falta de memória para datas e acontecimentos que são partes do meu rol de amizades. Desculpe-me, mais uma vez. No entanto, desejar os parabéns e felicidades não é esquecido por mim durante os 365 dias do ano. Que Deus a abençoe sempre. Um abraço forte,
Raí.