quinta-feira, 5 de abril de 2012

Semana Santa



Para os cristãos, a Semana Santa é tempo de reflexão profunda e de agradecer a Jesus pelos ensinamentos e exemplos que nos deixou. Como cristã, lamento a maneira como Ele foi tratado por haver sido autêntico, justo, livre de quaisquer preconceitos e, por isso mesmo, ter incomodado os governantes, daquela época, que o puniram de forma injusta, cruel e covarde, não só para fazê-lo calar-se, mas também para intimidar os seus simpatizantes e seguidores.



Além de reconhecer a dimensão do suplício de Jesus e dele tirar lições, considero também edificante destacar outras três passagens: duas que antecederam a Paixão de Cristo e uma que a sucedeu, porque elas me tocam – embora provocando emoções diferentes – tanto quanto a imagem pungente e intimidativa do nosso Irmão brutalmente crucificado.



A PRIMEIRA É O LAVA-PÉS – ocasião em que Jesus nos dá um lindo exemplo de humildade, fazendo-nos entender que estamos na Terra para servir e não para sermos servidos e que somos todos igualmente filhos do Criador, com os mesmos direitos, deveres e privilégios. Esse gesto de Jesus também nos faz inferir que termos os pés lavados não é o suficiente para nos sentirmos puros, pois também precisamos limpar o coração e alma de todo e qualquer tipo de poluição.


Fonte desta imagem:
http://quaresma-psb.blogspot.com.br

A segunda é a Última Ceia de Jesus – aqui temos um momento de despedida, comunhão, união e perdão no qual Jesus faz predições, dá instruções e um novo mandamento que, se cumprido, será o sinal distintivo do cristão: “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13, 34-35).

A Santa Ceia (2008)
Pintura sobre azulejo do mossoroense Expedito de Assis Silva


A terceira é a Ressurreição de Jesus – quando Ele surpreende seus inimigos, algozes e discípulos, ao vencer a morte e ressurgir para uma nova vida que é, exatamente, o que acontece com quem consegue se libertar da hipocrisia e do egoísmo, despe-se da arrogância, é solidário, luta contra as injustiças e ama o próximo como a si mesmo. Somente quando assumimos esta postura, vivemos, de fato, como irmãos de Cristo.

Fonte desta imagem:
http://imagensbiblicas.wordpress.com



Aproveito esta oportunidade para desejar um final de semana abençoado e uma Feliz Páscoa a todos os meus queridos familiares, amigos e leitores.


Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo texto, Selene! Fiquei emocionado com a sua reflexão. Sim, é melhor nos lembrarmos dessas passagens do que ficarmos sempre com a imagem do Cristo sofrendo diante dos homens.
Abraço,s
Raí