quarta-feira, 11 de abril de 2012

Retorno à infância

Foto: arquivo pessoal da professora Maria da Conceição Silva
Montagem: Josselene Marques


Este ano a Semana Santa foi superespecial para mim. Depois de muitos anos, reencontrei alguém que me fez voltar à memória os meus seis anos de idade.

O momento exato do flashback foi um “30 de Setembro”. Todos os anos, nesse dia, declarado feriado municipal em homenagem à data da libertação dos escravos mossoroenses no ano de 1883, acontecem os tradicionais desfiles cívicos. Como de praxe, eu e mais algumas centenas de crianças fomos representar as nossas escolas. No local de concentração, enquanto esperávamos a nossa vez de desfilarmos, acabei me impacientando e resolvi passear pelas imediações – atitude da qual me arrependi poucos minutos depois.

A cidade estava bastante movimentada – lotada de turistas. Centenas de pessoas se deslocavam em várias direções à procura de um lugar melhor para assistirem ao desfile.

Após me distanciar apenas alguns metros, de repente, eu me vi cercada de estranhos, que caminhavam em grupos e com relativa pressa. Eu era pequenota e andava com certa dificuldade em meio àqueles adultos. Houve vezes que, por pouco, não fui “atropelada” por eles. Justamente por tentar esquivar-me e sair ilesa dessa multidão, afastei-me mais do que devia e perdi o ponto de referência. Na verdade, não conhecia bem aquele trecho da cidade. Conscientizei-me do tamanho da minha imprudência quando constatei que havia me perdido dos meus pares. De olhos arregalados, a ponto de chorar, segui em frente, mesmo sem saber qual seria o meu destino. Nesse momento de aflição, fiz o que é peculiar a toda pessoa que tem fé: pedi a ajuda de Deus e, como por milagre, surgiu na minha frente um rosto conhecido: o de Tia Ceição (Maria da Conceição Silva) – a professora das minhas irmãs. Corri ao seu encontro e pedi que me ajudasse a voltar para a concentração. Sorrindo, ela me disse para ficar calma e concordou em me conduzir para o local de onde jamais eu deveria ter saído sozinha. Enquanto nos dirigíamos para lá, ela perguntou quem havia me levado para o desfile. Eu respondi que fora o meu pai, pois minha mãe ficara em casa cuidando dos meus irmãos mais novos.

Enquanto isso, na concentração, as professoras já haviam dado por minha falta e avisado ao meu pai, que começou a me procurar pelas ruas adjacentes. Devido à ajuda do meu “anjo salvador”, não teve muita dificuldade para me encontrar. Foi a minha sorte, pois até que ele foi muito compreensivo comigo (fez apenas um pequeno sermão – a fim de que eu entendesse o risco que corri. Como resposta, asseverei a ele que isso jamais se repetiria. Por fim, a travessura foi relevada). Nosso encontro se deu, exatamente, na lateral de um prédio onde, atualmente, funciona o Banco do Brasil da Avenida Alberto Maranhão.

Minutos depois, após ser abraçada pelos colegas que se preocuparam comigo, desfilei com alegria redobrada: primeiro, por poder representar a minha escola e, segundo, por não ter entrado para a lista de crianças desaparecidas.

Rever a querida Tia Ceição – a quem serei eternamente grata – me fez relembrar esse episódio da infância e chegar a uma conclusão: Deus me ama e protege desde sempre – não me envergonho de professar a minha fé. De mais a mais, como nada acontece por acaso, com esse "susto", aprendi a prudenciar. Desde então, na medida do possível, tenho procurado evitar tudo que seja passível de erro, dor ou dano e, por isso mesmo, vivo em paz comigo e com as pessoas que me cercam.

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse episódio, infelizmente, não é exclusivdade sua. Tenho certeza que, todos nós, em algum momento de nossa infância, já passou por isso. E, como sempre, um anjo da guarda vem em nosso auxílio. E o bom é que, mesmo se passando anos e anos, todas às vezes que encontramos esse "anjo" revivemos o episódio e agradecemos ao Nosso Senhor por nos proteger. Uma crônica que nos leva a, também, reviver nossos "descuidos" e curiosidades em lugares que não conhecemos e que, devido a nossa idade, fica fácil de nos perdermos de nossos acompanhantes. Parabéns!
Abraço,s
Raí

Anônimo disse...

É muito raro reconhecer alguma ajuda. E você desde criança é grata a essa professora e homenageá-la dessa maneira demonstra que tem caráter e personalidade.
Maria Zélia

Anônimo disse...

Gostei da crônica Retorno à Infância, muito bem escrito. Nota-se que há pessoas com dignidade depois de tanto tempo reconhecer um grande benefício. O 'flash-back' na vida de Josselene Marques em um remoto '30 de setembro' num momento de aflição encontrou um 'anjo salvador'; trata-se de Conceição Silva. Envio votos de Felicidades para Conceição. E a você Josselene, Felicidades e Parabéns.
Maria Filomena

Anônimo disse...

Esta crônica mexeu comigo. Me senti super retribuída. A montagem ficou deveras magnífica! Estou me sentindo uma celebridade mesmo!
Naquele "30 de Setembro ", entendi a sua aflição ,sentir-se sozinha na multidão. Mas graças a Deus,tudo acabou bem.
Hoje estou recebendo uma grande homenagem por aquele gesto: as suas palavras ; a consideração para
comigo me deixou imensamente feliz.
Serei eternamente grata a esta pessoa iluminada que é você!
Obrigada por tamanha reverência.
Maria da Conceição Silva

Lílian disse...

Josselene, sinto-me emocionada ao saber que a minha mãe te ajudou naquele momento de aflição. Para mim não é surpresa saber o quanto a minha mãe gosta de ajudar ao próximo. Sempre disposta, caridosa e de grande coração, é um exemplo para todos nós.
Parabéns Josselene, estou acompanhando o seu blog!

Querida Mainha, sinto muito orgulho de você!!!
Beijão
Lilinha.

Jean Paul disse...

Dear Joss
I have no doubt you're a special woman. A person whom we can trust and who I would like to have beside me. The lucky man who has your love is happy.
If you do not exist you should be invented.
Kisses

Jean Paul
Fayetteville /Arkansas

Anônimo disse...

Parabéns, Josselene! E obrigada pela tão merecida homenagem à minha querida mãe. Um abraço, Louise.