domingo, 5 de fevereiro de 2012

Oficina do sapatinho

Nos primeiros dias deste mês, os profissionais da rede municipal de ensino de Mossoró receberam capacitação. Refiro-me à tradicional Semana Pedagógica que acontece antes do início de cada ano letivo. Desta vez, ela teve uma programação ainda mais diferenciada, atendendo às reivindicações e superando as expectativas dos educadores. Constou de palestras, oficinas e minicursos.

Partipantes da oficina nº17:
“O AEE na perspectiva de uma escola colaborativa”
Foto: Rosely Fernandes


Previamente, em dezembro de 2011, mais de 800 professores, supervisores e gestores, oriundos de 102 unidades educacionais da cidade, tiveram a oportunidade de fazer suas inscrições e optar pela temática de sua preferência. Esta medida da Gerência Executiva de Educação – GEED fez o diferencial, facilitou o planejamento dos mediadores e garantiu o pleno êxito da programação.

Coordenadoras pedagógicas Neném Fernandes e Iara Canuto
Foto: Rosely Fernandes


A simpática, tranquila e colaborativa professora
 Cristianne Miranda em ação
Foto: Rosely Fernandes


No caso das 17 oficinas, foram distribuídas em diferentes e estratégicos pontos da cidade. Entre elas, destaco a que eu e a mestranda Selma Bedaque ministramos: “O AEE na perspectiva de uma escola colaborativa”. A título de exemplo, de fato, a colaboração aconteceu desde a montagem até a sua realização – vale salientar que contamos com o inestimável apoio das coordenadoras pedagógicas para tudo o que foi necessário.

Contação da história "O sapateiro e os anõezinhos"
pela professora Selma Bedaque
Foto: Rosely Fernandes

Leitura do texto "A colaboração no processo de inclusão escolar"
de autoria da mestranda Selma Bedaque
Foto: Rosely Fernandes


Tivemos como público-alvo as professoras das Unidades de Educação Infantil – UEIs. Na nossa pauta, contação e reconto da história “O sapateiro e os anõezinhos” – uma versão de Bia Bedran do clássico dos irmãos Grimm; textos enfatizando a colaboração no processo de inclusão escolar e diversos referenciais sobre deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação além estudos de casos e flexibilização de planos de aula, sequências didáticas, atividades permanentes e projetos.

Após articulação entre o texto lido e discutido e os estudos de casos propostos,
 as professoras apresentaram sugestões de intervenções colaborativas, entre o AEE e a escola  comum,
para melhor atender às necessidades dos alunos com deficiência, transtornos e superdotação
Foto: Rosely Fernandes

Mais sugestões de intervenções colaborativas
Foto: Josselene Marques

Reconto da história considerando a diversidade da turma
Nesta versão, os anõezinhos foram substituídos por netinhas do sapateiro.
Como uma boa parte da clientela das UEIs é criada pelos avós,
 esta versão tem o objetivo de incentivar a colaboração
dos netinhos com os seus avós e cuidadores
Foto: Josselene Marques

Avós e netinhas
"Colaboração implica criatividade"
Foto: Leilimar Bezerra

Mais um momento da performance das educadoras
Foto: Rosely Fernandes

Nesta outra versão, os anõezinhos foram substituídos por fadinhas
que usaram papel e copos descartáveis para fazerem suas "varinhas mágicas" 
Foto: Josselene Marques

Nesta versão, a ênfase foi dada à utilização
do relógio, mencionado na história,
que foi trabalhado em alto-relevo
 para compensar as limitações de uma aluna cega
Foto: Josselene Marques
Fornecemos diversos textos para servirem de referenciais
na flexibilização (considerando os casos estudados) de planos de aula,
 sequências didáticas, atividades permanentes e projetos
distribuídos entre os grupos formados por dois ou três pares
Foto:Josselene Marques

Flexibilização
Segundo as próprias participantes da oficina, depois do reconto criativo,
este foi o momento no qual a colaboração se fez mais presente.
Foto: Josselene Marques

Na acolhida, todas as participantes receberam um sapatinho de cristal, numerado e personalizado, que serviu de critério para formação de pares/duplas e agrupamentos de pares durante o transcorrer das atividades propostas. O mimo foi aprovado pelas educadoras e a nossa oficina foi carinhosamente rebatizada de “Oficina do Sapatinho”.

Sapatinhos de cristal em caixinhas personalizadas
Mimos distribuídos na acolhida às participantes da oficina
Foto:Josselene Marques

Parte do material para contação de história
Foto: Josselene Marques


Amanhã, 06/02, terão início as atividades de 2012. Aproveito, então, para desejar um produtivo e excelente ano letivo a todos os meus amigos e colegas de profissão.

Agora, compartilho mais um dos momentos do nosso prazeroso trabalho da quinta-feira (02/02). Ele poderá ser visto através de um vídeo que foi exibido no Jornal TCM – um programa da TV a Cabo Mossoró – no Canal 10 (clique aqui).


3 comentários:

Anônimo disse...

Josselene, recentemente eu tive a oportunidade e o prazer de visitar o CAS de Mossoró. Lá, eu vi o quanto nós somos alheios as coisas do deficiente. E como precisamos aprender o que eles têm para nos ensinar! Diante dessa matéria, eu fiquei imaginando como é bom se inteirar, partilhar e mediar esse conhecimento com os valorosos professores da rede pública. Parabéns, Josselene. A oficina estava muito boa. E hoje é uma vitoria os meios de comunicação divulgar essa luta.
Abraço,s
Raí

William Shaw disse...

Dear teacher,

Congratulations and thank you for sharing your work. You’re a good and handy person!
Our planet needs people like you.

William Shaw
London – United Kingdom

Selma disse...

Querida Josselene,

Compartilhar desta oficina com você foi um prazer imenso. Não só na sua execução mas durante todo o tempo que pensamos e elaboramos cada momento com muito cuidado e aprendizagem constante. Que todos os professores possam ter experiências ricas em aprendizagem coletiva em 2012.
Grande abraço
Selma