domingo, 30 de outubro de 2011

Revista Varal do Brasil

Edição de novembro já estádisponível no site Varal do Brasil






Já disponível a edição nº 12, do mês de novembro, da revista virtual Varal do Brasil.

Trata-se de um projeto da brasileira Jacqueline Aisenman (residente na Suíça) que objetiva divulgar tanto os escritores brasileiros quanto os de países de idioma português.

Pela segunda vez, tenho o privilégio de ver publicado um de meus poemas nesta conceituada revista, que está repleta de belos e enriquecedores textos em vários gêneros literários. Caso deseje conferir, o meu poema, "Corações partidos", está na página 68.


Ah! Você tanto pode apenas ler como salvar os arquivos em PDF, desta e das demais edições, em seu computador.


Boa leitura!

Um abençoado domingo para você!

sábado, 29 de outubro de 2011

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

Digitalização: Josselene Marques





Comemoramos, hoje, o Dia Nacional do Livro porque foi em 29.10.1810 que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil. Naquela ocasião, foi fundada a Biblioteca Nacional.

Na verdade, o nosso país começou a editar livros desde 1808, quando o monarca D. João VI fundou a Imprensa Régia cuja primeira publicação foi o livro "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga.

Que tal comemorar esta data lendo ou dando um livro de presente?

Eu já vou iniciar a leitura do meu: Cartas de Salamanca, de David de Medeiros Leite, lançado ontem em uma solenidade da AMOL - Academia Mossoroense de Letras.

Se o mundo gira...

Google Images


Se considerarmos que o mundo gira e nós o acompanhamos nesse movimento; então, quando nos sentimos tristes, é sinal de que, em breve, teremos motivos para nos alegrarmos.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fafá de Belém em Mossoró

Google Images



O final do ano se aproxima e com ele o período da festa da padroeira de Mossoró - Santa Luzia. Todos os anos, entre os dias 03 e 13 de dezembro, a população de nossa cidade é multiplicada com a chegada de romeiros e turistas de todo o Brasil.


Para a festa de abertura, que será no dia 03 de dezembro, já está confirmada a presença da cantora Fafá de Belém, conforme acabo de ler no Blog Fé e Vida. Ela fará o show principal da Festa de Santa Luzia 2011.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Marca: 90 mil acessos!!!

Final de mês e uma bela surpresa: mais uma marca - este blog chegou aos 90 mil acessos. Foi tão rápido que sequer tive tempo de providenciar um selinho comemorativo...
Quero agradecer, imensamente, a quem destina alguns minutos de seu dia para fazer uma visita a este espaço. Saibam que valorizo cada um de vocês!
Mais uma vez, obrigada e voltem sempre que desejarem!

Pérolas de William Shakespeare

Google Images






"Um dia a gente aprende...

[...] Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto." [...]

domingo, 23 de outubro de 2011

O mundo em fervilhamento

Google Images




Esta noite, ao abrir a minha janela virtual, tive uma visão terrível do nosso mundo. Hoje, vi claramente que não são apenas “manifestações” isoladas e/ou esporádicas, como as relatadas pelos historiadores e profissionais da notícia, há bem pouco tempo. Quem dera fossem! Infelizmente, a situação é muito mais grave do que se pensa. Com certeza, se compararmos o presente com o passado recente, concluiremos que vivíamos em um paraíso e não sabíamos! Atualmente, podemos encontrar desordem, violência, injustiça e destruição nos quatro cantos deste planeta. Basta ligar a TV, acessar a internet ou, simplesmente, abrir a porta de nossa casa. É assustador constatar isso. É estressante viver em permanente estado de insegurança. Então pergunto: até quando o direito a uma vida saudável e tranquila nos será negado?

Nesses últimos dias, como se não bastassem as explosões coronais da estrela Sol, que têm tornado os dias mais quentes e o estar ao ar livre, sem proteção, cada vez mais perigoso (isso sem falar da gravidade do que ainda virá em consequência desses fenômenos), e vários vulcões em plena atividade, espalhados por distintos pontos desta esfera, ainda encontramos um número expressivo de seres, ditos humanos, que continuam agindo como cruéis irracionais pelos mais variados, torpes e injustificáveis motivos. Seus espíritos inflamados não permitem que a chama do amor se instale. São movidos pelo ódio, pelo desejo de vingança, que acaba equiparando-os aos seus concorrentes, adversários, inimigos ou opressores.


Quase que diariamente, vemos – estupefatos – pessoas atingidas por bombas, literalmente, ardendo em chamas; carros, casas, lojas, prédios inteiros sendo consumidos por incêndios criminosos...


Dia após dia, o mundo vem sendo destruído... Lamento, imensamente, pela natureza e pelos muitos inocentes que perecerão por causa dos atos de alguns ímpios irresponsáveis, gananciosos e egoístas.


De que adianta tanta tecnologia e tanto saber, se o conhecimento é usado para o mal, se os conflitos não cessam, se a barbárie não tem freio ou fim?


As cenas de violência que chocaram os meus olhos, agastaram a minha consciência e entristeceram o meu coração são de um "mundo primitivo" em que pessoas matam seus semelhantes e, ainda por cima, comemoram essas mortes num total desrespeito à vida e às leis.


Infelizmente, pelo que vi hoje, começo a acreditar que não haverá tempo para essas pessoas evoluírem antes do fim do mundo, que elas mesmas, com suas ações, estão a antecipar. Que Deus tenha misericórdia de nós!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Raciocínio lógico x imaginação



Google Images

" O raciocínio lógico te leva de A a B. A imaginação te leva a qualquer lugar."

(Albert Einstein)

sábado, 15 de outubro de 2011

Uma professora apaixonada

Foto: Valdete Pereira



Chegamos a 15 de outubro – mais um Dia do Professor...



Aproveito a passagem da data para cumprimentar a todos aqueles que assumiram o inestimável compromisso de educar/formar gerações, isto é, dar o suporte essencial para que seus alunos atinjam/adquiram graus de humanização e conhecimento necessários para avançarem, descobrirem a sua vocação e cumprirem o seu papel de agentes transformadores da sociedade.


Mais uma vez, ao escrever sobre esta profissão, não pretendo elencar/relembrar as inúmeras dificuldades enfrentadas por mim e pelos meus colegas. Primeiro porque todos já sabem, através das denúncias feitas por quem teve a iniciativa e a coragem de reivindicar melhores condições de trabalho e, segundo, porque aprendi com a experiência que, enquanto esperamos pelo justo reconhecimento, é recomendável e ético que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance por nossa matéria-prima: o aluno, bem como valorizemos o que já conquistamos, sem nos esquecermos de, incansavelmente, vindicar o que nos é devido – é claro!


E é justamente quando procuro ver o lado bom da minha profissão que me vem à lembrança a imagem de uma “professora apaixonada”, um ser humano extraordinário que tive o privilégio de conhecer durante uma visita a uma das escolas que pertencem ao polo de Atendimento Educacional Especializado – AEE, que realizo na qualidade de professora especialista de uma das oito Salas de Recursos Multifuncionais – SRM da rede municipal de ensino de Mossoró. Sua postura é louvável, pois ela não se deixa intimidar por problemas e desafios. Com o apoio da equipe gestora e dos demais integrantes de sua escola – indiscutivelmente inclusiva, ela realiza um trabalho que merece registro e destaque. Esta professora, a quem especialmente quero homenagear, chama-se Fátima Lopes – responsável pela educação de uma turma do 1º ano do Ciclo da Infância. O interessante é que, já no primeiro contato, facilmente, percebemos o quanto ela é uma educadora comprometida, dedicada, antenada, motivada e, por seu espírito acolhedor, especialmente preparada para educar na diversidade. Sou testemunha de suas acertadas ações, em se tratando da prática pedagógica, pois temos um aluno em comum e somos parceiras nesse atendimento, que considero exitoso, graças à sua dedicação - na verdade, paixão pelo que faz.


Certo dia, o poeta e dramaturgo alemão Bertold Brecht escreveu: “Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeações escreve na alma”. Tenho certeza de que esta professora modelo há de colher muitos bons frutos e um livro já está em adiantado processo de formatação na alma de todos nós que, de certa forma, convivemos com ela. De minha parte, caríssima amiga, receba, além dos cumprimentos pelo Dia do Professor, o meu reconhecimento pelos seus esforços. Faço votos de que continue fazendo a diferença nesta profissão.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Idade Mídia e Educação

Dois acontecimentos, nestes últimos dias, me fizeram refletir e me motivaram a escrever sobre este tema: o primeiro foi a morte de Steve Jobs – fundador e líder da era digital e um dos principais responsáveis pela popularização da tecnologia que, consequentemente, transformou a relação entre o homem e a máquina – e, o segundo, a minha participação no 2º Seminário Ler para Saber Mais, promovido pelo Jornal Gazeta do Oeste, onde tive o prazer e o privilégio de conhecer três conferencistas de peso: a educomunicadora e jornalista Amiga da Criança Cristiane Parente, o escritor José de Castro e o educador, psicólogo, escritor, compositor e músico Jorge Trevisol que, embora abordando temas distintos, contribuíram para que todos os educadores presentes se conscientizassem da importância e da necessidade de utilizarem os novos recursos como suportes midiáticos, em sua prática escolar, com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade e poder acompanhar a evolução deste período contemporâneo que podemos chamar de Idade Mídia.


Google Images


Não podemos esquecer que a penetração das máquinas inteligentes, no cotidiano da sociedade, é incontestável. Assim nos vemos diante de um desafio: deixarmos de ser imigrantes digitais e aprendermos a utilizar esse tipo de linguagem, essa tecnologia, com fins educativos, para melhor interagir com os nossos alunos que nasceram em um contexto midiático e, naturalmente, estão familiarizados com ele. Quando os proibimos, por exemplo, de utilizar o celular em sala de aula, estamos querendo que eles se desassociem de algo que faz parte de sua vida – invariavelmente, esta medida tem o poder de gerar polêmica e muitos aborrecimentos. Então, por que não usar esses aparelhos como suportes pedagógicos? O professor poderia dirigir produções textuais (por exemplo, pedir que os alunos redijam convites, avisos, bilhetes, poemas e os enviem aos colegas. Em seguida, estes poderiam lê-los em voz alta), navegações na internet (pesquisar o significado de um vocábulo desconhecido), trabalhar músicas (para a escola que não dispõe de internet, solicitar, como tarefa de casa, que façam o download tanto da letra quanto do áudio ou vídeo de uma música a ser trabalhada na aula seguinte), entre outras atividades, de acordo com sua criatividade, através dessas máquinas inteligentes. Sair das práticas pedagógicas usuais pode ser algo gratificante, prazeroso e até surpreendente. Se tivermos disposição para aprender e humildade, nossos próprios alunos poderão nos ajudar nesse processo de familiarização com os meios de comunicação atuais e as diferentes mídias – a cibercultura.


Google Images


Para cumprir o seu papel a contento, a educação, na Idade Mídia, deve formar cidadãos/usuários criativos, críticos e engajados. O campo da educação já está povoado das tecnologias de informação e comunicação. O que falta a alguns de nós, professores, é dominar as novas linguagens dos suportes, reformular nossas metodologias de ensino e as finalidades da educação. Isto feito, teremos condições de realizar um trabalho – cada vez melhor – de forma contextualizada, prática, inteligente, isto é, a nosso favor.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Um exemplo de fé

Seu Antonio no Dia da Padroeira do Brasil
Foto: Josselene Marques




No início desta tarde, em pleno feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o ruído do motor de um caminhão, estacionando em frente à minha casa, chamou-me a atenção. Fui certificar-me se, realmente, tratava-se de uma esperada encomenda, que chegaria por intermédio de uma transportadora. Eu estava certa. O pedido chegara. Até aqui, nada de extraordinário, não é mesmo?


Para mim, seria apenas mais um simples recebimento de produtos, se não fosse por um detalhe: enquanto realizava o seu trabalho, o senhor Antonio, um caminhoneiro sulista, contou-me como perdera a sua mãe. Há poucos meses, quando ele estava completando mais uma rota, sua esposa lhe telefonou pedindo que retornasse, o mais breve possível, pois sua genitora queria vê-lo. Então, como um bom filho, apressou-se em atendê-la. No menor espaço de tempo possível, fez o percurso que o levou ao local onde ela residia. Lá chegando, após procurar por Dona Olga em seu quarto e não mais encontrá-la, foi informado, por seus cuidadores, de seu falecimento. Logo em seguida, foi levado até a sua presença. Segundo ele, ela estava serena e parecia dormir. Precisou fazer um esforço mental para acreditar na sua morte.


Fez uma retrospectiva... Sem dúvida, a missão terrena dessa senhora não fora fácil. Passara por muitas provações e trabalhara duro, por muito tempo, como cozinheira. Apesar das dificuldades, vivia de bem com a vida, pois sua fé era inabalável - uma de suas características marcantes. Tinha o hábito de fazer orações várias vezes por dia. Além de crer em Deus, também venerava vários santos católicos e possuía uma considerável coleção de imagens. Em suas conversas com o Altíssimo, costumava interceder por seus descendentes e pela humanidade como um todo.


Cheguei a emocionar-me quando o seu filho me falou sobre os últimos minutos dela. No dia de sua partida, ela amanhecera perguntando e chamando, com bastante insistência, por seus pais, já falecidos há muitos anos. Em resposta aos seus questionamentos e pertinazes chamados, um jovem – um dos responsáveis por ela – disse: “Nossa Senhora Aparecida veio buscar a senhora.” Nem ele, quando interpelado, soube explicar o porquê de haver pronunciado tal frase. Esta, inexplicavelmente, saiu de seus lábios, sem que ele a formulasse... E, agora, você consegue imaginar qual a reação de Dona Olga? Foi singular: ela simplesmente uniu as mãos, entrelaçando os dedos, e colocou-as sobre o abdome. Em seguida, fechou os olhos e, sem dizer uma palavra, partiu, aos 101 anos. Lamentavelmente, seu filho não chegou a tempo de despedir-se. Para os médicos, ela teve um infarto fulminante.


Neste dia especial para os católicos, Seu Antonio não me deixou apenas mais uma encomenda. Juntamente com ela, ele trouxe um exemplo de fé: tal qual Maria, quando visitada pelo Anjo, Dona Olga não vacilou. De forma imediata e sem questionar, aceitou o chamado e foi juntar-se a seres mais evoluídos em uma das moradas do nosso Pai. Que Deus a tenha!


Para saber sobre a história dessa devoção, recomendo que acesse um excelente blog: o Fé e Vida .



Filosofia de criança

O filósofo Samuel Lucas, 10 anos.
Foto: Josselene Marques
(Publicação autorizada)



Hoje, data em que se comemora o Dia da Criança no Brasil, compartilho com você, caro (a) visitante, algo que me surpreendeu e me fez refletir sobre a real noção que as crianças têm dos problemas existentes no mundo atual.

No início desta semana, quando realizava um atendimento educacional especializado, um de meus alunos, Samuel Lucas, de 10 anos, fez um lindo desenho. Logo que o concluiu, pedi que o descrevesse para mim.


Ele retratou uma paisagem natural, repleta de verde e desabitada, em um dia ensolarado. O interessante é que havia um estranho muro que, a meu ver, não combinava com aquele cenário. Fiquei curiosa para saber o porquê daquele obstáculo. Pedi-lhe que me explicasse. Então, ele me respondeu: "Tia, o muro dá segurança, mas separa a gente do mundo".

Depois disso, ele me ditou um poema (ainda está em processo de alfabetização) cujo fecho foi essa frase. Quanto a mim, estou refletindo até agora...

domingo, 9 de outubro de 2011

2º Seminário Ler para Saber Mais coroado de pleno êxito

Os educadores lotaram o auditório do Hotel Vila Oeste




Realizado na última sexta-feira (07), no auditório do Hotel Vila Oeste, o 2º Seminário Ler para Saber Mais, promovido pelo Jornal Gazeta do Oeste, sob a coordenação do professor Marcos Antônio, foi coberto de pleno êxito. Os educadores, que dele participaram, tiveram um dia inteiro de aprendizado que, certamente, fará a diferença em sua vida e prática escolar. Os três excelentes palestrantes conseguiram prender atenção de todos com o seu carisma e a sua metodologia, dinâmica e rica de suportes, de apresentação dos temas encomendados.



Os três palestrantes durante o intervalo
do 2º Seminário Ler para Saber Mais




A primeira conferencista foi a educomunicadora e jornalista Amiga da Criança Cristiane Parente, que apresentou o tema: Jornal e educação: da leitura à cidadania. Logo em seguida, o escritor José de Castro falou sobre a literatura infantil nas séries iniciais. Fechando com chave de ouro, o educador, escritor, psicólogo, teólogo, músico e compositor Jorge Trevisol aprofundou a temática: Educação, afeto e interioridade: uma pedagogia de autocuidado.

Imagens, som, música de qualidade e vários recursos disponíveis utilizados tornaram agradáveis as horas seguidas em que lá permanecemos.




Jorge Trevisol dá um show com sua bela voz e
excelente gosto musical




Daqui, parabenizo o amigo professor e jornalista Marcos Antônio pelo evento como um todo e, principalmente, pela acertada escolha dos palestrantes. Que venha o 3º Seminário Ler para Saber Mais!




Professor e jornalista Marcos Antonio fazendo
a apresentação da primeira palestrante



Fotos: Josselene Marques

sábado, 8 de outubro de 2011

Sugestão de leitura

Digitalização: Josselene Marques




Ontem, por ocasião do 2º Seminário Ler para Saber Mais, adquiri este livro e tive o privilégio de conhecer o seu autor - Jorge Trevisol. Através desta obra, ele nos convida a fazer uma viagem interior para o reencantar humano que anda adormecido em cada um de nós. Uma vez reencantados, poderemos ser luz e referência para todas as pessoas com as quais convivemos. É uma espécie de releitura da obra "Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro, de Edgar Morin, prorizando o existencial, todavia, sem se afastar do educacional. Em síntese, é uma leitura enriquecedora.

FICHA TÉCNICA

Editora: PAULINAS
ISBN: 85-356-1194-0
ISBN13: 9788535611946
Edição: 2ª Edição - 2009
Número de Páginas: 136
Acabamento: BROCHURA
Formato: 14,00 x 21,00 cm.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

2º Seminário Ler para Saber Mais

Cartaz de divulgação deste seminário




Hoje, conforme programação abaixo, será realizado o 2º Seminário Ler para Saber Mais:


Local: Hotel Villa Oeste
Data: 7 de outubro de 2011


7h30 – Credenciamento e abertura dos trabalhos
8h - Conferência 1:
Jornal e educação: da leitura à cidadania, com a educomunicadora e jornalista Amiga da Criança Cristiane Parente
9h40 – Intervalo/ Sessão de autógrafos
10h – Conferência 2: A literatura infantil nas séries iniciais, com o escritor José de Castro
11h40 – Sessão de autógrafos
13h30 – Conferência 3 – Educação, afeto e interioridade: uma pedagogia de autocuidado, com o escritor e músico Jorge Trevisol
15h30 – Intervalo / Apresentação cultural
17h30 - Encerramento


Para obter mais informações, por favor, acesse:
http://www.lerparasabermais.com.br/2011/09/desafios-na-formacao-continuada-de.html

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Por amor...

Google Images

O que se faz por amor não tem preço e muito menos gera dívida.






(Josselene Marques)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Parte um visionário do mundo da tecnologia

Steve Jobs
Google Images






Perfeccionista, visionário, gênio, talentoso, carismático, inventivo, mago do markenting, incisivo, intuitivo e seguro são apenas alguns dos muitos termos aplicados ao cofundador da Apple, fundador e líder da era digital Steve Jobs (veja que interessante: ele tem trabalho até no nome), nesta quarta-feira, após o anúncio de sua morte, aos 56 anos, causada por um tipo raro de câncer no pâncreas. Steve Jobs criou 338 patentes, entre elas as do IPod, IPhone e IPad. Ele tinha o dom de também criar necessidades. Graças a Steve Jobs a computação passou a ser objeto de consumo - ele popularizou a tecnologia, pois achava que os computadores deveriam ser de fácil manuseio/utilização. Com a sua criatividade, este grande empreendedor americano, conseguiu transformar o mundo e a maneira como as pessoas se relacionam com as máquinas.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Apenas o essencial...

Google Images

"Tudo que criamos para nós, de que não temos necessidade, se transforma em angústia, em depressão..."

(Chico Xavier)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Só Hoje - Jota Quest

Google Images



Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal...
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir
(que te faça rir)

Hoje eu preciso te abraçar...
Sentir teu cheiro de roupa limpa...
Pra esquecer os meus anseios e dormir em paz!

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua!
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria...
Em estar vivo.

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar...
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia...
Que eu faço tudo errado sempre, sempre.

Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje

Para saber mais e ouvir as músicas do Jota Quest, acesse: http://www.jotaquest.com.br/novo_site/


Trabalho

domingo, 2 de outubro de 2011

Romaria

Foto: fotógrafo credenciado local






Sob a responsabilidade da agente de viagens Letinha, neste último final de semana (30.09 a 02.10.2011), fizemos mais uma romaria ao Juazeiro, no vizinho estado do Ceará.



Sem dúvida, foi uma viagem tranquila e maravilhosa na qual pudemos desfrutar da companhia de pessoas queridas e vivenciar momentos de fé, alegria, união, solidariedade e amizade - isso sem contar com algumas surpresas agradáveis que esse convívio nos reservou.



Valeu a pena sair da rotina!


Ficarei na expectativa da próxima que, provavelmente, será em novembro próximo.



Para saber mais sobre o Juazeiro, acesse:
http://jmmfselene.blogspot.com/2009/08/visita-historica-juazeiro-do-norte.html