sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Ouro, incenso e mirra

Presépio do Mossoró West Shopping
Foto: Josselene Marques

Esta semana, em visita ao Mossoró West Shopping, fotografei o presépio que faz parte de sua decoração natalina. Além da Sagrada Família, os três Reis Magos me chamaram a atenção. Por coincidência, recentemente, havia pesquisado sobre o significado dos presentes que, segundo a tradição cristã, eles ofertaram ao Menino Jesus. Agora, aproveito a oportunidade para compartilhar esta informação com você. Descobri que, na antiguidade, o ouro era um presente para um rei, o incenso (ou olíbano - uma resina aromática) para um sacerdote, representando a espiritualidade, e a mirra (resina colhida de fissuras abertas na casca da árvore do mesmo nome) para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade. A palavra "mirra" tem origem hebraica: de "maror" ou "murr", que significa "amargo").

Fonte: Wikipédia

2 comentários:

Anônimo disse...

Então os presentes foram mais que adequados, pois Ele foi (É) nosso Rei, sacerdote e profetaços.a maior. Sempre aprendo quando venho aqui. Abr

Anônimo disse...

Adequados presentes! Ele é Rei, Ele é o maior dos Profetas e, como sacerdote, guia o Seu rebanho por vastos campos verdejantes.
Abraço,s
Raí