quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Livro de Eli

Imagem: capa do DVD





Hoje, aproveitei parte deste feriado para um cineminha em casa. Há bastante tempo não assistia a um filme tão bom.



Lançado há mais de um ano no Brasil, “O Livro de Eli”, embora seja um filme de ação - com direito a gângsteres, matança, tentativa de estupro, canibalismo, escravidão, entre tantas outras coisas ruins - é o tipo de filme que nos leva a refletir, do começo até o final, sobre o valor de tudo que temos e, impensadamente, desperdiçamos – até as mínimas coisas como produtos de higiene pessoal. Bem, e o que dizer da água potável e da energia que utilizamos como se fossem inesgotáveis? Passei quase o filme inteiro agradecendo a Deus por tudo quanto ele me tem permitido usufruir.

Filmada no estado americano do Novo México, a película retrata um futuro pós-apocalíptico. A Terra completamente devastada e com poucos habitantes, como já vimos em Mad Max, Matrix e tantos outros. Contudo, há um diferencial: “O Livro de Eli” ao invés de contar o que se passou, como acontece na maioria das tramas, encadeia os fatos para o futuro, mostrando a preocupação com a necessidade de reconstrução/recuperação do planeta.



Já no finalzinho do filme, uma cena da qual gostei muito foi a da recriação do momento em que Gutenberg – o inventor do tipo mecânico móvel para impressão – conclui a impressão e a brochura do primeiro livro de sua gráfica: a Bíblia Sagrada.



Há, ainda, uma característica do protagonista que só quem assistir ao filme com bastante atenção irá perceber. É claro que não vou contar. Não vou lhe tirar o prazer de descobri-la.


Abaixo, a sinopse e a
ficha técnica:

Sinopse:

Denzel Washington estrela este filme dirigido pelos irmãos Allen e Albert Hughes. Cerca de 30 anos após o término de uma guerra, num mundo pós-apocalíptico, Eli (Denzel) é um homem solitário que cruza a paisagem devastada da América do Norte na qual não há civilização e nem lei. As estradas estão dominadas por gangues capazes de matar um homem pelos seus sapatos ou por um copo d’água… Só que eles não são páreo para esse andarilho guerreiro. Eli guarda consigo e defende um livro que é a esperança de futuro para a humanidade. Sua força vem da fé na proteção divina. Como todo herói tem seu algoz, o dele é um tirano prefeito (Gary Oldman) de uma pequena cidade que, para poder obter o livro, fará de tudo, até mesmo matar Eli.

Ficha técnica:

O Livro de Eli (The Book of Eli)
Elenco: Denzel Washington, Mila Kunis, Michael Gambon, Jennifer Beals, Gary Oldman, Evan Jones, Ray Stevenson.
Direção: Albert Hughes e Allen Hughes
Roteiro: Gary Whitta
Gênero: Aventura/Ação
Duração: 130 minutos
Distribuidora: Sony Pictures

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse filme eu comecei a assistir e não terminei. Agora farei isso com certeza. Obrigado por não contar "o detalhe".
Abraço,s
Raí