sexta-feira, 15 de abril de 2011

O imortal Mário Gerson



Na noite de ontem, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, tive o privilégio de participar de um evento, da Academia Mossoroense de Letras – AMOL, no qual o seu presidente - escritor Elder Heronildes da Silva – empossou o mais o novo membro desta Academia. Este ocupará a cadeira 26, que tem como patrono Inácio Meira Pires, anteriormente ocupada pelo ator Lauro Monte Filho. Refiro-me ao jornalista e poeta Mário Gerson Fernandes de Oliveira.


Com apenas 29 anos, ele é o mais jovem imortal da história da AMOL e demonstra muita intimidade com a literatura. Já publicou: “Traços Poéticos” (Poemas - 1999), " O Catador de Espumas" (Poemas - 2002), "Gazeta do Oeste, 30 anos" (Livro-reportagem - 2007), "A Morte do Pescador" (Novela - 2008) e “O Suspiro do Inimigo" (Contos - 2009), além de inúmeros poemas editados em revistas e jornais literários. Trabalha como editor do caderno Expressão (jornal Gazeta do Oeste). É conselheiro editorial da Editora Queima-Bucha e do Jornal Plural, membro do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), do Conselho Municipal de Cultura (CMC) e socio-correspondente da Academia Apodiense de Letras (AAPOL).





Digitalização da capa: Josselene Marques



A noite também foi de autógrafos, pois o mais novo imortal lançou, pela editora Queima-Bucha, o seu mais recente livro de poemas intitulado "A Noite de Luvas Brancas" (escrito em 2002) que traz belos e enigmáticos poemas organizados em três partes: O Homem, O Homem-Palavra e o Homem-Imagem. Gostei de todos, mas destaco os que foram agrupados em o Homem-Palavra.


Ao lê-los, fazendo uma compreensão subjetiva, encontrei um “Prisioneiro peregrino” num “Labirinto. Entre metáforas entrelaçadas, pude ver a imagem “(d)O (seu) eu transposto”, numa espécie de “Catarse”, que reflete o “Desapego” de sua alma por certas coisas que se vão. Nesse “Labirinto da palavra” – carente de “Decifração” -, ao som da “Canção do poema”, descobri o “Caminho” que me levou ao “Reconhecimento da palavra” – expressão do “Interior” de um talentoso escritor que nos revela, nesta obra, a sua “Autobiografia”.


A referida obra encontra-se à venda no site http://www.srleitura.com.br/ e na livraria Potylivros (campus central da UERN).


No evento, também, foi lançado o Concurso João Batista Cascudo Rodrigues, nas categorias conto e poesia, promovido pela AMOL em parceria com a Fundação Vingt-un Rosado.

7 comentários:

Anônimo disse...

Também tive esse prazer, Josselene. Aliás, a noite propiciou encontros que, somente em ocasiões como esta, temos a oportunidade de rever os amigos. Mário Gérson é uma pessoa de caráter ilibado e um profissional competentíssimo. Como escritor, eu sou seu fã, pela sua capacidade de dizer as coisas de uma forma sintetizada, não precisando de muitas linhas para isso. Seus contos são maravilhosos e ele é, também, um excelente cronista. ao Mário, felicidades e parabéns!
Beijos!
Raí

Ilaine disse...

Noite de luvas brancas... O título é lindo. Não conheço o escritor, mas fiquei muito curiosa. Obrigada pela linda resenha, Josselene. Beijo

Louis Mitchell disse...

Dear Joss

This is the first time I visit your blog. It is a virtual space rich in culture and taste. I don’t know your language but I understand that you write very well.
Congratulations!
I'll come back for more.
A big hug, beautiful writer!

Louis Mitchell
Mountain View / USA

Carlos Gonzàlez disse...

Estimada Jossi:

Estoy de acuerdo con el Sr. Mitchell ... Este es un espacio virtual rico en cultura. ¡¡¡Me encanta este blog!!!
¡Enhorabuena!
Un fuerte abrazo, mujer inteligente.

Carlos Gonzàlez
Lleida - España

Josselene Marques disse...

Mestre Raí,

Concordo contigo em relação ao jovem imortal. Também aprecio eventos dessa natureza, pois são enriquecedores... Esta última quinta-feira configurou-se em uma excelente oportunidade de rever os amigos e ampliar o círculo de amizades.
Ótima semana e Feliz Páscoa!


Ilaine,

Apesar de estar distante - aí na Dinamarca -, caso deseje "matar a curiosidade", podemos providenciar o envio do livro...
Que esta semana seja maravilhosa para você.
Feliz Páscoa!
Abração bem brasileiro.


Mr Mitchell,

Thank you for your kind words. Come back whenever you want.
It's a pleasure to receive your visit and comments.
Happy Easter!


Sr. González:

Muchas gracias por tus amables palabras. Es un placer recibir tu visita y comentarios.
Vuelve cuando quieras.
¡Felices Pascuas!

Anônimo disse...

ESta foi, sem dúvida uma noite de agradáveis encontros. Rever você, Raí, Antonio Francisco, Clauder, Aline Linhares, dentre outras figuras queridas foi muito bom e com direito a tour pelo quarteirão rssss! Abraços. Ângela R Gurgel

caio b disse...

Caros amigos

Com único intuito de divulgar os grandes escritores
e grandes livros Potiguares , agora existe um espaço para valorizar as nossas obras literárias.

Peço a vocês , que divulguem esse trabalho sem fim lucrativo, que quer apenas valorizar as obras da nossa terra. Todos os homenageados vivos, estão sendo comunicados e estão muito felizes .

Muitos dos grandes livros e autores do RN precisam ser reeditados e relançados urgentemente, é preciso chamar atenção dos governos estadual e municipal para essa causa .
Essa luta é de todos os Potiguares

101 livros do RN (que você precisa ler).
http://101livrosdorn.blogspot.com/

A literatura do RN para todos .

Leia hoje e repassem !

gratos