sexta-feira, 22 de abril de 2011

Brasil: um povo que é mil

Hoje, por ocasião do 511º ano do Descobrimento do Brasil, reproduzo, abaixo, um texto de Chico Alencar (RJ), autor de BR-500, Um Guia para a Redescoberta do Brasil, da editora Vozes.





O povo brasileiro
Imagem do Google





No Brasil, a partir de 1500, formou-se uma sociedade baseada no latifúndio, na escravidão e na dependência externa. Mas também foi nascendo um povo mestiço. Somos os nativos, primeiros donos da terra, também chamados de índios. Somos os europeus que impuseram, com suas armas e fortes interesses econômicos, a colonização de exploração. Somos o povo negro, para cá deportado entre grilhões e dores, e que aqui plantou canaviais e cafezais, escavou minas, abriu estradas, ergueu cidades. Somos os imigrantes da Ásia e de todo o mundo. Lembrar do Descobrimento do Brasil (dia 22 de abril) é, sobretudo, redescobrirmo-nos como eurotupis, afroguaranis, judárabes, criolouros... Um povo que, por natureza, repudia qualquer ideia de "raça pura".

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito que, hoje em dia, fica difícil saber, de fato, qual raça pertencemos. Somos amarelos, brancos, negros ou uma mistura de tudo isso? Eu, particularmente, acredito que sejamos essa mistura bonita e que fez gerar um povo criativo, alegre, "folguento", amoroso e, sobretudo, amigo.
Abraço,s
Raí