domingo, 27 de março de 2011

Cacau e chocolate

Imagem do Google

Ontem foi o Dia Nacional do Cacau e o Dia Internacional do Chocolate. Então, conheça os benefícios do chocolate para a saúde.

O cacau (fruto cuja semente é a matéria-prima para a fabricação do chocolate) pode inibir um mecanismo de estocagem de gordura do corpo. São os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade - que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células.

Toda essa riqueza está no chocolate amargo. Quanto mais amargo, melhor!

O chocolate também é rico em carboidratos, que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina - estes reforçam a sensação de bem-estar.

Imagem do Google


Sim, chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Vale à pena não esquecer que:


 Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis.


 O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias).


 Detalhe: estudos recentes concluíram que o chocolate não provoca acne – como muitos acreditam. Portanto, relacionar o consumo de chocolate com o aparecimento de espinhas é um mito.


Depois destas informações e com a aproximação da Páscoa, você já pode ir pensando em degustá-lo sem receio, mas lembre-se: sempre com moderação.


Fonte: http://msn.minhavida.com.br/conteudo/11789-Conheca-os-beneficios-do-chocolate-para-a-saude.htm

4 comentários:

Anônimo disse...

Ei, vem cá! Eu, por exemplo, não como chocolate durante o ano inteiro. Aí (vamos fazer uma continha: se o ano tem 365 dias, isso significa dizer que podemos comer 10950 gramas desse produto), portanto, agora na semana santa, eu que não comi nada, posso comer mais de 10 quilos de chocolate sem me preocupar, certo? Bricnadeiras à parte, o seu blog é esclarecedor e balanceado.
Abraço,s
Raí

Baladas mp3 disse...


Jejeje...Jossi...usted además de ser una gran Docente es una gran Investigadora, pero también muy graciosa..En Pascua voy a comer tranquilo mis 30gs de Chocolate y si luego descubro acné en mi rostro...jeje, iré a buscarte...
Excelente post!!!!
Beto.

Ilaine disse...

Amiga! Que delícia de palavras e as imagens... Ah!!! Eu adoro chocolate e como diariamente um pedacinho com meu chá verde. Saber que não faz mal à saúde é muito bom. Obrigada por estas informações preciosas. Beijo

Sulla Mino disse...

Sabia! kkk, amo.

Bjks,