sábado, 1 de janeiro de 2011

Mulheres no poder

Dilma Rousseff -
Primeira mulher presidente do Brasil
Foto: Ricardo Matsukawa

Hoje à tarde, aconteceu a cerimônia de posse da primeira mulher presidente da República Federativa do Brasil. Neste acontecimento inédito, foi concedido o privilégio a Dilma Rousseff de ter cingida no ombro a faixa presidencial.
Em seu discurso, prometeu tratar a partidários e adversários políticos com igualdade, pois, segundo ela, é a presidenta de todos os brasileiros. Assumiu também o compromisso de consolidar as medidas adotadas pelo ex-presidente Lula bem como ter a erradicação da pobreza extrema, em nosso país, como uma das prioridades de seu governo.

Dilma Vana Rousseff - uma economista de 63 anos com um perfil mais técnico que político - nasceu no dia 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte. Filha do advogado búlgaro Pedro Rousseff, naturalizado brasileiro, e da dona de casa Dilma Jane Silva.
Ativista política, ela integrou vários grupos armados que operavam na clandestinidade contra a ditadura militar, instaurada pelo golpe de estado de 1964. Detida em 1970, torturada e presa até o fim de 1972, a "Joana d''Arc" da guerrilha foi condenada por subversão.
Após sair da prisão, Dilma estudou economia e assumiu vários cargos administrativos no Rio Grande do Sul, nos quais pôs em prática seus conhecimentos profissionais até receber, no final de 2002, o convite do presidente Lula para ser ministra de Minas e Energia em seu primeiro mandato.
Nessa última década, na condição de funcionária eficiente dos ministérios de Minas e Energia e da Casa Civil, por sua personalidade forte, ficou conhecida como a "Dama de Ferro”.
Nas últimas eleições para a presidência do Brasil, foi indicada e apoiada pelo então presidente Lula. Venceu a disputa no segundo turno e é a atual presidente do nosso país.


Governadora Rosalba Ciarlini em cerimônia de posse
Imagem: Google

Por volta das 18h45min, aqui no estado onde resido – o Rio Grande do Norte – foi empossada governadora a ex-prefeita e senadora mossoroense Rosalba Ciarlini.

"Rosalba Escóssia Ciarlini Rosado nasceu em Mossoró, em 26 de outubro de 1952. Estudou o primário em Mossoró, no Colégio Dom Bosco. Aos 12 anos de idade fez o exame de admissão e foi cursar o ginasial em Fortaleza, época em que presenciou um dos momentos mais críticos do país: a revolução de 31 de março de 64. Ainda na capital cearense, estudou nos Colégios das Doroteias e Batista. Graduou-se em Medicina - Pediatria - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo cursado os três primeiros anos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde prestou vestibular, em 1971.
Ela foi eleita governadora com 813.813 votos, já no primeiro turno das eleições de 2010.”

(Fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/rosalba-ciarlini-ja-esta-no-teatro-alberto-maranhao-para-ser-empossada/169082)


Prefeita mossoroense Fafá Rosado
Foto: Google

Vale salientar que a atual prefeita de nossa cidade – Mossoró – também é uma mulher: Maria de Fátima Rosado Nogueira – mais conhecida como Fafá Rosado.

Ela nasceu em Mossoró, no dia 3 de março do ano de 1953. Filha de Jerônimo Dix-Neuf Rosado Maia e de Maria Odete de Góis. É casada com o deputado estadual Dr. Leonardo da Vinci Lima Nogueira. Graduada em enfermagem, trabalhou em centros clínicos e chegou a ser gerente da II Unidade Regional de Saúde. Foi coordenadora do Departamento de Saúde Individual e Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde – hoje Gerência Executiva da Saúde – e coordenadora da Secretaria Estadual de Governo e Projetos Especiais (SEGOV), em Mossoró e região. Na rede de saúde privada, trabalhou na Clínica de Ginecologia e Obstetrícia de Mossoró. Também tem experiência com serviços voluntários, no Centro Social Mãe do Salvador, em Mossoró. Está cumprindo o seu segundo mandato como Prefeita de Mossoró.

(Fonte: http://oestenewsblog.blogspot.com/2009/04/biografia-marco.html)

Desejo êxito a todas elas e torço para que continuem fazendo a diferença e correspondendo à confiança nelas depositada pelos seus eleitores.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Josselene, nós os mossoroenses, temos três mulheres a governar os destinos de nosso povo. Gostaria de acreditar que somos um povo de sorte, mas, por enquanto, apenas torço para que no país e no estado as coisas aconteçam de uma forma que nos orgulhe de sermos "governaos" por mulheres - o que para nós não é novidade e, infelizmente, não tem feito muita diferença. Torçamos que as mudanças tão desejadas aconteçam. Afetuoso abraço. Ângela R Gurgel.

Anônimo disse...

Tomara que Dilma seja uma mulher diferente e que use da mão de ferro para implementar as reformas necessárias ao país. Agora, do jeito que a coisa caminha, daqui a pouco só vai restar, para o homem, o cargo de ascensorista no Planalto e nada mais. Vixe Maria!
aBraço,s
Raí