sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Feliz 2011!!!

Selinho comemorativo dos 50.000 acessos
Criação e montagem: Josselene Marques
Foto: Google

Em função do fuso horário, alguns países já comemoram a entrada do novo ano. Aqui, no Brasil, teremos de esperar mais algumas horas.

Enquanto aguardo, ponho-me a refletir sobre o que representa essa divisão do tempo tão sabiamente convencionada pelo homem.

Vejo a entrada/passagem de cada ano como uma chance de recomeço. Percebo que, na maioria dos casos, é possível sepultar os dissabores - junto com o ano que finda - nesse passado recente.

Estas últimas horas também podem ser aproveitadas para perdoarmos a quem nos ofendeu ou prejudicou voluntária ou involuntariamente – isso não importa e é só um detalhe. Precisamos zerar tudo que possa nos impedir de recomeçar. Além do mais, quando perdoamos, estamos dando ao ofensor o direito de ser feliz e – quem sabe – reabilitar-se. Isso, certamente, fará bem não só a ele, mas também a nós mesmos. Consciência e coração leves – já pensou que maravilha?!

Da mesma forma, traçar metas viáveis é oportuno. Se não sabemos o que queremos ou aonde estamos indo, tomaremos caminhos que apenas nos farão desperdiçar o precioso e efêmero tempo de nossa vida.

Aproveito a oportunidade para agradecer pela sua companhia, caro (a) leitor (a), neste ano de 2010, e espero contar com a mesma em 2011. Você contribuiu, decisivamente, para que eu tivesse mais um motivo para comemorar neste finalzinho de ano: este blog já ultrapassa os 50.000 acessos. Muito obrigada a todos que me honraram e honram com suas visitas.

Um Ano Novo repleto de bênçãos para você! Fraternal Abraço!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Refletindo sobre a paz

Google Images
                                                               


Lamentavelmente, o texto abaixo não tem indicação de autor. Encontrei-o, por acaso, em um site de busca cujo endereço encontra-se no final deste post.



Que tal refletirmos um pouco?



A PAZ PERFEITA



Há muitos anos, um rei criou um concurso para premiar o artista que melhor captasse, numa pintura, a perfeita paz. Muitos tentaram e, ao final, o rei gostou de apenas duas.



A primeira era um lago, calmo e cristalino, onde refletiam as imagens de montanhas e árvores que o ladeavam. O céu era de um azul perfeito e todos os que fitavam a pintura enxergavam nela um profundo conteúdo de paz.



A segunda pintura tinha um quebra-mar sobre as rochas escuras e sem vegetação. O céu enegrecido, pontilhado por raios e trovões, precipitava uma grande tempestade. Definitivamente, essa pintura não revelava nenhum conteúdo de paz e tranquilidade.



Mas, quando o rei observou mais atentamente, verificou que, no alto das rochas, havia um pequeno arbusto crescendo de uma fenda. Neste arbusto encontrava-se um pequeno ninho e ali, no meio do mar revolto e céu tempestuoso, um pequeno passarinho descansava calmamente.



O rei então escolheu a segunda pintura e, diante de uma plateia surpresa, explicou:



A verdadeira Paz não é estar num lugar calmo e tranquilo, sem trabalho árduo e dor. Paz significa que, apesar de estarmos no meio das adversidades e das turbulências da vida, permanecemos calmos em nossos corações. Esta é a verdadeira Paz!


Fonte: http://sibusca1.tempsite.ws/meditar9.htm

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

22.12.10 - Não é no silêncio...

Palestrante
Imagem do Google

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão".

(Paulo Freire)

sábado, 18 de dezembro de 2010

Agradar a Deus

Agradar a Deus
Imagem do Google

Quando amamos, fazemos de tudo para agradar o alvo do nosso amor. É comum mimarmos com palavras gentis e/ou gestos de carinho (poemas, flores, chocolates, presentes...). Normalmente, somos pacientes, compreensivos, generosos e atenciosos. De fato, há uma infinidade de opções de declarações de amor que “aplicamos” de acordo com os diferentes modos de ser e as preferências dos entes amados.

Observando uma reprodução artística de uma das imagens que temos de Deus, eu me pus a refletir: se nós O amamos, é justo que procuremos agradá-Lo, como forma de demonstrarmos-Lhe amor e gratidão por senti-Lo sempre tão presente em nossa vida.

Assim sendo, surgiu uma pergunta: o que nós – simples mortais - poderíamos fazer para tornarmos contente o Criador do universo?
Depois de pensar mais um pouco, acho que encontrei a resposta: cumprindo os seus ensinamentos, que nos foram repassados por Seu Filho e Seus apóstolos e pelos verdadeiros profetas e Seus demais representantes na Terra.

Creio que Ele ficará feliz se nos vir desejando e praticando o bem, se constatar que respeitamos o nosso semelhante e tudo quanto Ele criou. Imagino, também, que aprovaria se renunciássemos a tudo que pudesse prejudicar a outrem e, sobretudo, se nós nos despíssemos do egoísmo, entendêssemos e aceitássemos que estamos aqui neste planeta para servirmos uns aos outros. É... Acho que se pusermos tudo isso em prática, Ele reconhecerá como uma declaração de amor de nossa parte.

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O homem e a sua relação com a natureza...

O homem e a sua relação com a natureza...
Imagem do Google


Que tal reflexionarmos um pouco?

Estas linhas do escritor Monteiro Lobato nos induzem à reflexão.


"A natureza criou o tapete sem fim que recobre a superfície da terra. Dentro da pelagem desse tapete vivem todos os animais, respeitosamente. Nenhum estraga, nenhum rói, exceto o homem."

domingo, 12 de dezembro de 2010

Lançamento literário: O Poeta na Sombra - Gustavo Luz

O escritor mossoroense
Gustavo Luz
Foto: Google


O mossoroense Gustavo Luz – poeta, editor e fundador da Editora Queima-Bucha*lançará no próximo dia 16, às 20h00, no Memorial da Resistência, o seu livro, composto de apenas um poema, intitulado “O Poeta na Sombra”.

A publicação é um marco, pois faz parte das comemorações alusivas aos 25 anos de fundação de sua editora que tem como diferencial dar visibilidade aos escritores desta região.

Segundo matéria do Caderno Expressão, do Jornal Gazeta do Oeste, deste domingo, o lançamento dessa obra “será com muita literatura e participação de Mazinho e Companhia, que animarão a noite [...] com um som bem nordestino”.
Êxito, caro poeta!

* Curiosidade: O nome da editora, que significa “queima-roupa”, foi tirado do romance "Grande Sertão Veredas", de Graciliano Ramos.

Para contatar o autor ou informar-se mais, acesse:
http://www.gazetadooeste.com.br/expressao3.php
Twitter: @queimabucha

Festa da padroeira Santa Luzia

Imagem da Padroeira Santa Luzia
Catedral de Mossoró-RN-Brasil
Foto: Josselene Marques

Mossoró está tomada de grande agitação. A cidade está repleta de turistas-romeiros, oriundos de cidades vizinhas e de outros estados, que vieram participar da festa de nossa padroeira. Amanhã, dia 13, os festejos à Santa Luzia serão encerrados com a tradicional procissão que deverá reunir mais de cem mil pessoas.

Cartaz para divulgação

Abaixo, a programação para o dia 13/12/2010:

00h00 – Chegada da II Motorromaria de Santa Luzia com bênção das motos, Cortejo Cultural com os Filhos da Luz e show pirotécnico na Catedral.
05h00 – Primeira Missa dos Romeiros
06h30 – Segunda Missa dos Romeiros
08h00 – Terceira Missa dos Romeiros
10h00 – Missa solene da Festa, presidida pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana
13h00 – Quinta Missa dos Romeiros
15h00 – Sexta e última Missa dos Romeiros
17h00 – Procissão de Santa Luzia – saindo da Catedral.

Percurso da procissão:

Av. Dix-sept Rosado
Av. Dix-neuf Rosado
Rua Marechal Deodoro
Rua Rodrigues Alves
Rua Melo Franco
Av. Augusto Severo
Rua Santos Dumont
Rua Idalino Oliveira

Encerrando com bênção solene do Santíssimo Sacramento

sábado, 11 de dezembro de 2010

PASSATEMPO® : sabor da infância

Biscoitos PASSATEMPO, da Nestlé
Foto: Josselene Marques

No início desta semana, enfim e por acaso, recuperei um dos sabores da minha infância. Há anos buscava os meus biscoitos prediletos: Brasília, pois, com o passar do tempo, creio que eles saíram de linha ou a fábrica fechou – não sei ao certo. No entanto, eu jamais esqueci aqueles deliciosos biscoitos ao leite que se desmanchavam em minha boca. Recordo-me de que sempre os levava na lancheira, quando frequentava a escola infantil. A embalagem era retangular e azul e o pacotinho continha nove unidades.

Durante uma visita a um supermercado, resolvi comprar um biscoito bastante popular entre as crianças, mas jamais experimentado por mim: o PASSATEMPO®, da Nestlé. De fato, ele faz jus ao nome. Quando eu dei a primeira mordida, qual não foi a minha surpresa: o tempo passou, rapidamente, e eu me vi sentada à mesa, na hora do recreio, em minha primeira sala de aula, na companhia de três outras crianças. Uma delas me lançava um olhar expressivo no qual eu decifrava um pedido. A situação econômica daquela menina não permitia que ela levasse o próprio lanche. Então, era rotineiro compartilharmos o meu. Confesso que sempre ficava com “gosto de quero mais”. Todavia, não podia desperdiçar a oportunidade de domar o meu egoísmo. No fundo, eu me sentia bem por, humildemente, poder ajudar aquela criança um pouco mais pobre do que eu.

Não fosse pelo recheio de chocolate, diria que os sabores de ambos os biscoitos são idênticos.

Enquanto me deliciava, degustando-os, fiquei a refletir: o interessante é que, desta vez, não precisei dividi-los, mas, igualmente ao passado, eu não consumi todo o pacote... Por quê? Porque, na minha idade, a moderação se faz necessária para garantir uma velhice saudável.

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Banda Código Supremo

Cartaz do show da
Banda Código Supremo
Por favor, clique na
imagem para ampliá-la.


É com prazer que divulgo, neste espaço, o show comemorativo do 5º aniversário da banda de rock mossoroense Código Supremo. Na oportunidade, será gravado, ao vivo, um DVD com os maiores sucessos da banda. O evento acontecerá no próximo dia 13, às 19h00min, na E.E. Prof. Eliseu Viana, em Mossoró.

Tenho um carinho especial por esse grupo porque um de seus integrantes - o vocalista Leandro Vieira - foi um dos meus primeiros alunos do ensino fundamental. Hoje, eu o vejo adulto, fazendo sucesso e o melhor: trilhando o caminho do bem. É, sem dúvida, algo gratificante para mim.

Esta banda foi formada em 2005 com o objetivo de evangelizar através da música. As letras das canções são compostas pelos seus próprios integrantes. Dentre elas destaco: Minhas Lágrimas, Primeiro Amor, Pobres Ingênuos, Olhos Fechados, Erros e Acertos e Ele virá. Há, inclusive, composições em inglês. Os arranjos são de excelente qualidade musical, com influência do soft-rock, mas seu estilo é próprio e inconfundível.

A banda Código Supremo é formada por:

Leandro Vieira - Vocais
Isaac Fernandes - Contrabaixo
Eliel Tamillo - Teclados
Janio Vertes - Guitarra
Lucas Galvão - Bateria

Contatos para shows e eventos:

Fone: (84) 9957-3838
Email:
codigosupremo@hotmail.com

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROJETO ESCOLA DE LEITORES

Convite para o evento literário.
Por favor, clique na imagem para ampliá-la.

A título de divulgação, reproduzo aqui um post do blog “Ler para Saber Mais” (http://www.lerparasabermais.com.br/), administrado pelo amigo Marcos Antonio, com a Programação do evento literário “A literatura vai à praça”, promovido pelas escolas estaduais de Mossoró participantes do projeto “Escola de leitores”. Vejamos:

Dia: 09.12.2010
Local: Praça Cícero Dias
Horário:
17h30min às 18h30min

Polo I – Apresentação de Jogral
É Natal
Biblioteca, espaço do saber

E. E. Monsenhor Raimundo Gurgel
E. E. Manoel Justiniano de Melo
E. E. Aleixo Rosa
E. E. Estevam Dantas
E. E. Francisco Antonio de Medeiros


Polo II – Contos
Chapeuzinho Vermelho
O casamento da Dona Baratinha

E. E. Dom Jaime Câmara
E. E. Cardeal Câmara
E. E. Lavoisier Maia


Polo III – Poesia
A Bailarina
Bar Poético

E. E. Antonio Bezerra Sales
E. E. Nossa Senhora das graças
E. E. Jardim de Infância Modelo
E. E. Disneylândia
E. E. Onzieme Rodado
E. E. Abolição IV
E. E. Nossa Senhora de Fátima
E. E. Profº Hermógenes

Polo IV – Espaço Leitor
Convite
A melhor coisa do mundo

E. E. José de Freitas Nobre
E. E Antonio de Sousa Machado
E. E. Ewerton Cortez
E. E. Tertuliano Aires
E. E. Padre Dehon
E. E. Jerônimo V. R. Maia
E. E. Padre Sátiro Cavalcanti
E. E. João Paulo II
E. E. Luther King
E. E. Francisca Martins de Souza

Polo V – O circo
A foca

E. E. Santa Teresinha
E. E. Santo Antonio
E. E. Paulo Freire
E. E. José Nogueira

Polo VI – Fábula
A formiguinha e a Neve

E. E. Alfa Ville
E. E. Cunha da Mota
E. E. Antonio Gomes
E. E. Santa Delmira

Polo VII – Cordel
Deus e Sol, Farinha e Sal
Meu Brasil de canto a canto

E. E. Inalda Cabral
E. E. Luiz Dantas
E. E. Diram Ramos do Amaral
E. E. Padre Alfredo
Jerônimo Rosado – CAIC


sábado, 4 de dezembro de 2010

Há que se ter um amante!

Que tal esse texto para reflexão?
Abaixo, a tradução de "Hay que buscarse un amante" cujo autor é o psicólogo, psicoterapeuta e psiquiatra argentino Jorge Bucay.
Veja só que interessante... Vale a pena lê-lo.


Mulher encontrou o seu "amante"
no ato/prazer de escrever...
Imagem: Thinkstock


Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não o têm, e as que o tinham e perderam-no. E são, geralmente, essas últimas as que vêm ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam diversos sintomas como insônia, apatia, pessimismo, crises de choro ou as mais variantes manifestações de sofrimento moral.


Elas me contam que suas vidas perpassam tediosamente e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem em que ocupar seu tempo livre. Enfim, em outras palavras, dizem que estão simplesmente desesperançadas.

Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam passado por outros consultórios, onde receberam a condolência de um diagnóstico seguro: "Depressão", além da inevitável receita do antidepressivo do momento.

Então, após escutá-las, atentamente, eu lhes digo que elas não precisam de nenhum antidepressivo; digo-lhes que elas precisam é de um amante!

É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu veredito. Há as que pensam: "Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa tão pouco científica!" Há também as que, chocadas e escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.

Àquelas que decidem ficar e não saem horrorizadas com o meu conselho, eu explico o seguinte: “amante” é "aquilo que nos apaixona". É o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso amante é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos faz descobrir que a vida tem motivação e sentido.

Às vezes, encontramos o nosso amante em nosso parceiro, em outros casos, em alguém que não é nosso parceiro. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho - quando é vocacional, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo de um hobby...

Enfim, é alguém ou algo que nos faz namorar a vida e nos livra do triste destino de "durar".

E o que é "durar"? Durar é ter receio de viver. É dedicar-se a vigiar como vivem os outros, é deixar-se dominar pela pressão, vaguear por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada nova ruga que o espelho nos mostra, é a preocupação com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva.


Durar é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, citando o argumento incerto e frágil que talvez possamos fazê-lo amanhã.

Por favor, não se empenhe em "durar", busque um amante, seja também um amante e um protagonista da vida.

Pense que o trágico não é morrer; afinal, a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém.

O trágico é não se animar a viver; enquanto isso, e sem mais demora, busque um amante...

A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental: "Para estar satisfeito, ativo e sentir-se feliz, é preciso namorar a vida."


Para ler o texto original, em espanhol, acesse:
http://www.leonismoargentino.com.ar/RefBuscarAmante.htm


Primeiros Erros - Kiko Zambianchi

Mulher na chuva...
Imagem: Google

Esta é mais uma de minhas canções favoritas...

Primeiros Erros
Capital Inicial
Composição: Kiko Zambianchi

Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde estou
Meu destino não é de ninguém
E eu não deixo os meus passos no chão
Se você não entende não vê
Se não me vê não entende

Não procure saber onde estou
Se o meu jeito te surpreende
Se o meu corpo virasse sol
Se a minha mente virasse sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

Se um dia eu pudesse ver
Meu passado inteiro
E fizesse parar de chover
Nos primeiros erros
Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria sol
Mas só chove, chove
Chove, chove (2x)

Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria
Mas só chove, chove
Chove, chove
Meu corpo viraria sol
Minha mente viraria sol
Mas só chove, chove
Chove, chove

Para acessar o vídeo desta música, clique no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=JqjZL-hfiro&feature=player_embedded#!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quem somos nós?

Imagem: Google


A título de sugestão para reflexão, compartilho um trecho de uma obra do escritor italiano Italo Calvino (1923 - 1985):

Quem somos nós?

Quem somos nós, quem é cada um de nós,
Senão uma combinatória de experiências,
De informações, de leituras, de imaginações?
Cada vida é uma enciclopédia,
Uma amostragem de estilos, onde tudo
Pode ser continuamente remexido
E reordenado de todas as maneiras possíveis.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: Lições Americanas. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p.138.


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Se queremos a paz...

Praticando a paz...
Imagem: Zaroio.com

"Se queremos a paz, temos que praticá-la."
(Thairone de Sousa Paiva, 12 anos)


Mês do Natal

Presépio do Shopping Iguatemi - Fortaleza - CE- Brasil
Foto: Josselene Marques


Rapidamente, chegou o mês do Natal. Com ele, o final de mais um ano se aproxima.
Ao tentarmos controlar o tempo - dividindo-o -, temos a chance de renovar nossos projetos ou sonhos. É o bendito recomeço - uma das coisas que nos impulsionam. Ele nos permite esquecer ou desconsiderar o que não foi bom e procurar acertar/atingir os objetivos traçados, mas não alcançados.
Que ao comemorarmos o Nascimento do Deus Menino, nós possamos reflexionar ao ponto de idealizarmos não só o pessoal, mas também o coletivo.
Feliz Natal!