sábado, 23 de outubro de 2010

Resposta à fé do sertanejo

Quadro mostra as consequências da seca
Imagem meramente ilustrativa
Fonte: Google

Na noite passada, assistindo ao noticiário da TV, uma reportagem da jornalista Michelle Rincon me chamou a atenção.
Em visita à zona rural, do vizinho município de Governador Dix-sept Rosado, ela nos mostrou o efeito devastador da falta de chuva na região oeste do estado do Rio Grande do Norte: perdas na agricultura, incêndios provocados pelo sol forte, pelo solo árido, pela vegetação seca e, algumas vezes, pela incúria humana – nos últimos meses, foram registrados mais de setenta incêndios só no oeste potiguar – além de inúmeras dificuldades na pecuária.
Como este ano choveu abaixo da média, as plantações morreram. Todos os poços rasos secaram. Em “partilha”, cabe ao gado a água salobra e ao sertanejo a água vendida em carros-pipa (caminhões equipados com reservatórios para transporte de água). Para manter os animais vivos, o homem do campo os alimenta com o miolo da macambira (uma planta típica da região que sobrevive mesmo em época de seca intensa).
Diante desse quadro, impressionam-me a fé e a resistência do trabalhador rural. Na entrevista, um deles falou: “Todos os anos, eu tenho esperança... Não perdi a fé, não. Quem espera por Deus... Os "caba"* "num"** cansa.”


A terra ressequida ainda conserva o verde...
Imagem - meramente ilustrativa - do Google

Ontem, antes da meia-noite, quatro horas depois da exibição dessa reportagem, veio a resposta do céu para o sertanejo: uma chuva boa, forte e calma que resfriou a madrugada e tornou o amanhecer mais bonito com a alegria verde das plantas sobreviventes e – imagino – o brilho nos olhos dos animais que puderam, depois de três meses de estiagem, beber água pura e abundante.
Não tenho dúvidas de que, a cada pingo de chuva que caía, a esperança de dias melhores e a fé do sertanejo aumentavam e se renovavam.

* Linguagem coloquial – Bras. NE Pop. – corruptela de cabra = sujeito, indivíduo.
** Ídem - corruptela de "não".


Para ver a reportagem de Michele Rincon, acesse:
http://intertvonline.globo.com/rn/noticias.php?id=7337

Copyright 2010 © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

2 comentários:

Mágda Marques disse...

Eu também fico impressionada e até emocionada com a fé "desse povo". De um jeito ou de outro, eles sempre encontram as respostas para os seus questionamentos, não é?...

Anônimo disse...

Sou brasileiro e não desisto nunca deve ser, primeiro, aplicado aos brasileiros nordestinos. Eles, sem sombra de dúvidas, um valente. Ótimo texto. Parabéns!
Abraço,s
Raí