sábado, 5 de junho de 2010

DIA MUNDIAL DA ECOLOGIA E DO MEIO AMBIENTE

Imagem da Web sem indcação de autoria

Hoje é uma data ideal para refletirmos sobre as nossas ações em relação ao meio ambiente e ao que podemos fazer para preservá-lo.

Para muitas pessoas, ele é apenas o espaço externo de onde vivem. Elas, ainda, não se deram conta de que os interiores de residências, escolas, igrejas, ambientes de trabalho e lazer também fazem parte do meio ambiente e que eles são o ponto de partida. Se cada um cuidar do local onde vive/transita - isto é, fizer a sua parte -, estará contribuindo, efetivamente, para a própria sobrevivência e a das demais espécies.

Além dos desastres ambientais, provocados pelo homem, vemos, diariamente, pequenas demonstrações de falta de educação ambiental através de maus hábitos como descarte de papel no chão, queima de lixo em quintais, desperdício de água, energia – deixar o monitor do PC ligado, nos intervalos de trabalho, é um exemplo do mau uso desse último recurso.

Se somados e multiplicados, esses maus hábitos, certamente, causarão prejuízos, em sua maioria, irreversíveis ao meio ambiente.

É mister e urgente que os poluidores e destruidores do meio ambiente corrijam/modifiquem o seu modo de pensar/agir e tomem consciência de que, se cuidarmos do pequeno espaço no qual vivemos - o nosso ambiente particular -, estaremos contribuindo para a preservação da grande casa de todos nós: este fantástico planeta chamado Terra.

Copyright © Josselene Marques
Todos os direitos reservados

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, Josselene. Nós só achamos que cuidar do meio ambiente é não jogar lixo no chão. Entretanto, nós esquecemos que cuidar do meio ambiente começa dentro de nossos lares, a partir de nossas individualidades. Fico alarmado cm os índices negativos sobre o futuro do nosso planeta. Mas, sabe mais o que me dói? É a ganância dos grandes conglomerados. Para que? A riqueza natural não vai sair daqui. Por que não usá-la com inteligência? Sei lá! Só sei que um dia isso aqui vai estourar...
Abraço,s
Raí