sábado, 30 de janeiro de 2010

O meu compromisso

E.E. Jardim de Infância Modelo
Foto e arte: Josselene Marques
Eu aos 7 anos - no dia da colação de grau -
Jardim de Infância Modelo
Arte: Josselene Marques



O MEU COMPROMISSO
Copyright © 2009 Josselene Marques

Hoje, passando em frente ao antigo Jardim de Infância Modelo, senti uma saudade enorme do meu tempo de criança. Foi nessa escola de educação infantil que recebi as primeiras lições e iniciei o meu processo de socialização.

Sua arquitetura é muito bonita. A fachada é composta de alguns arcos que dão um toque todo especial à edificação. As curvas descritas pelas abóbadas se apoiam na base sólida que mede cerca de cinquenta centímetros na parte interna. Esta servia de assento, enquanto esperávamos o sinal para entrar em sala de aula.

Lembro-me, como se fosse hoje, que, naquela época, eu achava tudo tão simples e os adultos tão complicados... O interessante é que cresci – só um pouco – e não mudei de opinião. Todavia, acabei me transformando em um deles e não muito diferente da maioria.

Como é praxe, o recreio era bastante movimentado. Aproveitávamos para extravasar nossas energias. Era também nesse intervalo que tínhamos a oportunidade de conviver com a diversidade – mais de perto e sem interferência das professoras – e também de demonstrar o nosso estágio de humanização. Recordo-me que costumava dividir o meu lanche com uma criança mais pobre. Os famosos e deliciosos biscoitos de leite Brasília eram os nossos preferidos – quase consigo sentir o seu cheiro e sabor. Infelizmente, não são mais fabricados.
Modéstia à parte, eu era uma boa menina. Apesar da aparência frágil e da pouca estatura, gostava de ajudar e “proteger” os meus coleguinhas – principalmente os que eram discriminados.

De todas as lições, há uma da qual jamais esqueci. São umas frases que tive de memorizar e entender o significado para proferi-las no dia de minha colação de grau – o meu compromisso. Elas sintetizam a filosofia que a escola incutia em nós. Naquela ocasião, eu tinha 7 anos. As frases eram as seguintes:


“Creio em Deus,
Venero minha Pátria,
Adoro minha família,
O amor ao próximo vai ser
Meu lema na vida.”

Embora muitos anos tenham se passado, posso afirmar que o compromisso assumido, mesmo diante das dificuldades e decepções cotidianas, vem sendo honrado e os valores que lhe são intrínsecos, largamente, difundidos por mim na interação com as crianças e os jovens com os quais tenho convivido nas diferentes fases de minha vida.


5 comentários:

Mágda Marques disse...

Eu também nunca esqueci esses versos...

Mágda Marques disse...

Ah!
Parabéns!
Pelo texto, pela arte, pela ótima memória, pelo exemplo...

Anônimo disse...

Menina,

Eu bem que queria ter sido teu coleguinha. A uma protetora dessas não tem quem rezista.
Descupa a brincadera, mas tu é demais, desde sempre!
Bjos!
Daniel Lucas de Magé-RJ

Anônimo disse...

Josselene,
você me fez lembrar da minha escola do coração...
Abraço,s
Raí

Anônimo disse...

Ótimo este texto, tenho certeza de quem tiver a oportunidade de lê-lo vai viajar pela infância e lembrar de algo importante que marcou, foi isso que aconteceu comigo agora, não tenho a memória como a sua mas passou um pequeno filme ... e também me fez refletir sobre " compromisso" acho essa palavra forte, pena que existem pessoas que parecem não conhecê-la ... deveria voltar a ser trabalhado o "Meu compromisso" nas escolas, principalmente com os adultos, e perguntar: qual o seu compromisso? não podemos deixar tudo virar ruínas.

Obrigado pela oportunidade!!