sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dia nacional do fotógrafo e da fotografia

Imagem: WEB

Hoje, no Brasil, comemoramos o Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia porque esta foi a data da chegada do daguerreótipo (desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre e “avô” das atuais câmeras fotográficas) trazido, de Paris, em 1840, pelo abade Louis Compte. Vale salientar que O Dia Internacional da Fotografia é comemorado em 19 de agosto (dia em que a fotografia e o daguerreótipo foram apresentados ao mundo) e o Dia do repórter fotográfico é em 2 de setembro.


Foto: Maria Luíza Carvalho Silva
Montagem: Josselene Marques
A palavra fotografia é de origem grega. Foto significa “luz” enquanto que grafia quer dizer escrita. Portanto, podemos traduzi-la por “escrita da luz” ou “desenhar com a luz”, ou melhor dizendo, fotografia é uma imagem obtida pela projeção da luz sobre uma superfície fotossensível.
Os elementos essenciais da fotografia são a luz e a linguagem.


Imagem: WEB

Curiosidades da fotografia no Brasil:

• O pesquisador Hércules Florence, sem conhecimento das pesquisas europeias, descobriu a fotografia, com seis anos de antecedência do anúncio oficial do feito de Daguérre, e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas – cidade interiorana de São Paulo.
• O imperador D. Pedro II é considerado, oficialmente, o primeiro fotógrafo brasileiro.

Até o surgimento dos atuais e avançados equipamentos para reprodução de imagens, não havia nada melhor para se gravar e representar a realidade. Por muito tempo, a fotografia foi considerada objetiva, exata, real e verdadeira. Atualmente, na era da informática, com a possibilidade de manipular imagens por processos digitais, já não é bem assim. Os avançados recursos tecnológicos a aperfeiçoaram tanto ao ponto de, muitas vezes, tirarem a sua autenticidade – o Photoshop que o diga!


Imagem: WEB

Particularmente, valorizo bastante a fotografia. A princípio, porque a reconheço como um meio prático, eficiente e de baixo custo para registrar o meu trabalho e eternizar os melhores momentos de minha vida e também porque aprendi, na escola, que fotografia é documento e que os historiadores a utilizam em seus estudos e registros além de ser essencial, como instrumento auxiliar ou principal, nas mais variadas formas de arte.

Aproveito a data para mandar um abraço especial para a fotógrafa e amiga Maria Luíza Carvalho Silva.

Para saber mais, acesse:

http://www.confoto.art.br/
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia.html

Copyright © 2010 – Expressão – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados


2 comentários:

Anônimo disse...

Sempre tive vontade de me aperfeiçoar na fotogragia. Infelizmente, não dei continuidade. Mas, admiro quem conhece seus segredos.
Abraço,s
Raí

Josselene Marques disse...

Raí:

Nunca é tarde, meu amigo. Quem sabe quando você se aposentar lhe sobre um tempinho.
Eu, particularmente, pretendo aprender a tocar violão, quando esta fase da minha vida chegar.