domingo, 20 de dezembro de 2009

Criador, criação e criatura

Criação de Adão, 1510, - obra de Michelangelo -
Capela Sistina, Cidade do Vaticano

Independente de religião, linha ou corrente filosófica que sigamos, de acreditarmos em dogmas ou não, de sermos dualistas ou panteístas, excetuando alguns cientistas, teóricos, não-cristãos e os agnósticos, podemos afirmar que há um consenso “quase” unânime de que:

A criação é um ato divino;
O Criador é;
A criatura existe;
O Criador é eterno;
A criatura é efêmera;
O Criador não segue cronologia;
A criatura e a criação submetem-se ao tempo;
O Criador é o dono do Universo;
A Criatura é sua herdeira
E tem o direito de usufruir desta criação pelo curto período de sua existência.

Todavia, acontece algo lamentável: nem todas as criaturas sabem aproveitar o que lhes é oferecido, de forma generosa, pelo Criador.


Dia após dia, vemos a destruição do nosso planeta e nem os mais poderosos governantes terrestres – cito, como exemplo, o fracasso da discussão mundial sobre as mudanças climáticas na 15ª Conferência de Copenhague (COP-15), que aconteceu entre os dias 7 e 18 do corrente mês – conseguem conter os atos irresponsáveis, gananciosos e egoístas de criaturas desprovidas de escrúpulos que, ressalvadas pelo livre-arbítrio e pelo poder econômico, mesmo diante de alertas de estudiosos e de quem tem visão de mundo, persistem nos erros para atender a interesses particulares.


Portanto, além de fazermos a nossa parte - pois não podemos desistir de lutar pela preservação da casa de todos nós – ainda temos a opção, pela fé, de buscarmos a ajuda do Criador e contar com a sua misericórdia e o seu poder para evitar que a sua criação e todas as suas criaturas pereçam em consequência destas ações destruidoras.




Copyright © 2009 – Expressão - Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, Josselene. Tem que haver algo por trás de tudo isso. E esse algo é a força suprema que chamamos de Deus ou o Criador. O homem, seu fruto, é a sua criação que mais o decepciona, pois acaba em poucos anos o que a natureza levou bilhões de anos para deixar pronto para todos nós. Ganância, com certeza. Lúcido, o seu texto.
Abraço,s
Raí

Anônimo disse...

¡¡¡Hola princesa!!!

Soy tu admirador. Eres hermosa y elegante. Esto es muy difícil de encontrar en una sola persona.

Yo he encontrado la horma de mi zapato.

¡¡¡Beso grande!!!

Pablo desde Madrid.

Josselene Marques disse...

Raí:
Lúcido o seu comentário.
Obrigada e volte sempre.

Pablo:
Gracias por tu visita e tu amabilidad.
Que el Año Nuevo llegue cargado de muchas cosas buenas para ti y toda tu familia.