sexta-feira, 24 de abril de 2009

O espetáculo das águas

Hoje, os meus olhos ficaram extasiados ao ver uma cena de rara beleza em um dos noticiários da TV: a sangria da barragem de Santa Cruz, no Apodi/RN/Brasil.
A visão é de uma cachoeira artificial cuja lâmina de água forma um véu, que desce os seus "degraus", e converte-se em um delicioso lago para o desfrute de todos quantos para lá se dirigem a fim de contemplar o resultado da parceria homem/Criador.
Isto está acontecendo porque o Rio Grande do Norte (estado do nordeste do Brasil) encontra-se na estação chuvosa e as precipitações atmosféricas abundantes têm provocado esses espetáculos. Ocorre a vazão dos reservatórios - grandes depósitos de água, construídos pelo homem, como é o caso dos açudes (lagos formados por represamento) e das barragens de acumulação.
Este é um exemplo do lado bom do inverno.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves
Imagem: WEB
Esta barragem tem capacidade para 2,4 bilhões de m3. Forma o açude Assu, está localizada no rio Piranhas,também denominado Assu, 6 km a montante da cidade de Assu,no estado do Rio Grande do Norte.

Barragem de Santa Cruz - Apodi-RN
Belo espetáculo das águas
Imagem: WEB

A barragem de Santa Cruz, no Apodi. Imagem: WEB

Esse reservatório comporta 600 milhões de m3 de água e é o segundo maior do Rio Grande do Norte.

Travessia na Ilha de Santa Luzia - MSO - RN
Imagem: WEB

Infelizmente, como tudo demais, por melhor que seja, é prejudicial, o excesso de água já está fazendo suas vítimas. O número de desabrigados, devido às enchentes, cresce a cada dia.
Este é o lado ruim do inverno.
Moradores ilhados - MSO-RN - Imagem: WEB

Resta-nos contar com a Misericórdia Divina e com a sensibilização das autoridades governamentais a fim de que os prejuízos e o sofrimento dessas pessoas sejam minimizados.
Copyright © 2009 – Meu Horizonte
© Todos os Direitos Reservados

2 comentários:

Baladas mp3 disse...

Querida Jossi, quiera Dios que las autoridades escuchen la voz de los inundados y que las "Fadas" que andan por allì,cuiden tan bella naturaleza.

Josselene Marques disse...

Beto:

Comungo com o seu pensamento. Tomara que tudo isso se realize.

Obrigada pela visita e volte sempre!