sábado, 27 de dezembro de 2008

Você sabe a origem do seu nome?

Imagem do Google

Copyright © 2008 Selene

No passado, a escolha de um nome era feita com muito critério, pois se imaginava que ele iria influenciar decisivamente no futuro de uma pessoa. Atualmente, não se dá tanta importância. A escolha, muitas vezes, é feita de forma leviana e há um grande número de pessoas que chegam à fase adulta sem saber a origem do próprio nome.

Particularmente, tenho a mania de pesquisar a origem e o significado dos nomes das pessoas que conheço e com as quais convivo. Por incrível que pareça, ela me acompanha desde a pré-adolescência – da fase dos questionamentos – até hoje.

Resolvi, então, compartilhar com vocês o resultado de minhas pesquisas etimológicas. Iniciarei pelo nome do meu sobrinho Tiago e pelos nomes dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Prometo no próximo "post", sob este marcador, utilizar a ordem alfabética.

Tiago: Do latim Iacobus, que por sua vez é uma latinização do nome hebreu Ya'akov (יעקב) ou Jacó que significa literalmente "calcanhar". É, na verdade, uma corruptela da outra versão portuguesa de Ya'acov que é Iago. Em nosso país, devido à falta de controle ortográfico oficial dos nomes próprios, encontramos a versão Thiago. Além de Jacó e Iago, o nome Tiago também tem outras versões como Diogo e Jaime.


Mateus: Do hebraico "dádiva de Deus". Nome de um dos doze apóstolos de Jesus. Geralmente, uma pessoa equilibrada e racional, que evita magoar as pessoas e procura sempre ser gentil com quem convive.


Marcos: Do latim "o grande orador". Na mitologia, significa protegido por Marte, o deus da guerra. É impulsivo e exprime sem timidez suas opiniões. Seu grande otimismo o leva a dirigir suas habilidades apenas para fins positivos.

Lucas: Do latim "luminoso". Significa o que veio da Lucânia. Geralmente, uma pessoa que detesta a rotina e procura fazer da sua vida uma grande aventura. Paralelamente, sua sede de conhecimentos a ajuda a ter êxito em qualquer atividade.

João: Do latim Ioannes que, por sua vez, é derivado do grego Ιωάννης (Ioánnis). Sua origem etimológica primitiva encontra-se no hebraico יוחנן (Yôḥānān), forma reduzida de יהוחנן (Yəhôḥānān). O significado da forma hebraica de João é “Deus (Jeová) misericordioso”. Geralmente, é uma pessoa com forte espírito de liderança, impulsiva e, às vezes, mal interpretada, apesar de seus atos sempre visarem o benefício da maioria, pois possui nobreza de caráter.

Nenhum comentário: